Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROMÉRIO NOVAIS JESUS
DATA: 10/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: VIOLÊNCIA SAGRADA NO CINEMA: UMA ANÁLISE DO FILME "TAXI DRIVER"
PALAVRAS-CHAVES: Violência sagrada; Mito; Modernidade; Cinema; Taxi Driver.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema
ESPECIALIDADE: Interpretação Cinematográfica
RESUMO:
Esta dissertação de mestrado tem como objeto de estudo a violência sagrada no filme Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese. E parte das seguintes problemáticas: como a violência sagrada é manifestada no filme Taxi Driver? Quando a violência é apresentada como sagrada? E quais elementos sacralizam e mitificam a violência? Nosso objetivo principal é estudar a violência sagrada no filme Taxi Driver, a partir de seus aspectos míticos e modernizantes, levando em consideração seu contexto de produção. Para tanto, traçou como objetivos específicos as seguintes etapas: a) refletir sobre a relação do filme com seu contexto artístico e histórico e sobre a estrutura narrativa e estética da obra, evidenciando suas influências e temáticas mais relevantes; b) apresentar a noção de violência a partir do fenômeno do sagrado mítico e a relação entre cinema e mito; c) investigar os aspectos sagrados da violência no filme Taxi Driver, a partir das categorias de análise provenientes do referencial teórico-conceitual. Em Taxi Driver é identificado, como forma do sagrado violento, a metáfora do bode expiatório, que é definida como uma forma de violência purificadora, pois este mecanismo sacrificial da vítima substituta simboliza a restauração da paz e ordem social. O filme apresenta os meios de comunicação de massa como um elemento sacralizador da violência de Travis, que deixa de ser um assassino para se tornar um herói midiático. Também evidencia a própria ilusão da eficácia e validade do bem produzido por essa violência que se fundamenta e se legitima através do sagrado.