Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YANARA CAVALCANTI GALVÃO
DATA: 22/11/2018
HORA: 10:30
LOCAL: A definir
TÍTULO: Cinema com mulheres em Pernambuco: Trajetórias, políticas, estéticas
PALAVRAS-CHAVES: Mulheres; Cinema brasileiro; Documentário contemporâneo; Estética; Política.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema
ESPECIALIDADE: Interpretação Cinematográfica
RESUMO:
O presente trabalho propõe investigar diferentes ressignificações do feminino na sua relação com o campo cinematográfico para pensar o corpus dessa pesquisa, o cinema com mulheres em Pernambuco. Para tanto, percorremos trajetórias das mulheres e dos cinemas que as atravessam, às margens da lógica do modelo hegemônico do cinema e da sua historiografia clássica. Assim, assumindo a falta e a desmemória que constituem o processo cinematográfico e histórico para com as mulheres, o estudo se dispôs a (re)constituir traços desses percursos. Em um primeiro momento acompanhamos os movimentos das mulheres e suas narrativas históricas pela perspectiva feminista. Da tardia legitimação da categoria mulher, aos processos de ruptura com ideias de natureza essencialistas, também transitamos pelas primeiras incursões das cineastas na realização fílmica, nos contextos nacional e local. Quando então, em diálogo com as articulações políticas e participação na construção de políticas públicas por parte das trabalhadoras do cinema, buscamos entender como se constitui a cena do cinema independente contemporâneo que está sendo realizado em Pernambuco. Por fim, propomos pensar um cinema contemporâneo em movimento e em transformação, com mulheres. Os filmes selecionados, além da autoria feminina, contemplam experiências marcadas pela diferença, refletidas nos seus espaços de partilha, potências estéticas e gestos políticos, confrontando os lugares comuns da representação. Esse estudo sobre cinema é de caráter interdisciplinar e recorre a aportes teóricos de diferentes campos epistemológicos, como os Estudos Culturais, Estudos Pós-Estruturalistas, Estudos Pós-Coloniais, Cinema, Estética e Política, realizando incursões específicas nas teorias críticas feministas.