A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLIAN DOUGLAS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLIAN DOUGLAS DE OLIVEIRA
DATA: 31/08/2023
HORA: 11:00
LOCAL: Sala 119
TÍTULO: MARATONA DE TERMODINÂMICA COM PRODUTOS DO MNPEF: ANÁLISE E APLICAÇÃO DE UM BIMESTRE DE PRODUTOS EDUCACIONAIS DO MNPEF EM TERMODINÂMICA
PALAVRAS-CHAVES: Produtos MNPEF, Termodinâmica, métodos de escolha
PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
RESUMO:

Os produtos educacionais desenvolvidos no âmbito do MNPEF têm o objetivo de diversificar a forma de ensino e aproximar os estudantes de uma grande variedade de ramos científicos envolvendo à Física. Diante deste cenário, propomos, neste trabalho, uma ferramenta de análise de conteúdos que aproveita a disposição de diversas dissertações e produtos do MNPEF para compor uma sequência didática que cobre um bimestre de conteúdos sobre as Leis da Termodinâmica, respeitando a ementa tradicional do segundo ano do ensino médio, mas adotando para cada tópico dela materiais do MNPEF e com o fechamento avaliativo utilizando um jogo em Scratch desenvolvido por nós. Para a seleção das dissertações que comporão o planejamento, utilizamos uma planilha com uma matriz tendo diversos campos de análise de cada dissertação, levando-se em conta desde aspectos relativos ao tempo de aplicação, metodologia e custo de execução. O processo de análise propõe um ranquemento de grandezas quantitativas, em sua maioria, e impressões qualitativas que resultam em um índice final que será levado em consideração para a escolha das dissertações que serão aplicadas no período bimestral conforme nosso objetivos e limitações. Durante o processo de aplicação das dissertações escolhidas, será sugerido aos alunos o desenvolvimento de um jogo no formato “quiz” interativo, usando o software Scratch, trabalhando os tópicos de termodinâmica que foram abordados durante o bimestre. O objetivo dessa produção é analisar o potencial de compreensão e aprendizagem dos alunos como resultado da vivência dos alunos frente aos produtos educacionais aplicados.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1973027 - SERGIO SCARANO JUNIOR
Interno - 1551048 - LAELIA PUMILLA BOTELHO CAMPOS DOS SANTOS
Interno - 1546057 - ANA FIGUEIREDO MAIA

Notícia cadastrada em: 28/08/2023 10:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19295-ad7fbbb3d7