Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIEL CARDOSO FONSECA SANTOS
DATA: 27/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sessão remota, via Google Meet
TÍTULO: A conduta pirrônica no ensino médio: uma alternativa metodológica
PALAVRAS-CHAVES: Ensino médio. Filosofia. Metodologia. Pirronismo.
PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:
Ainda se faz atual a reflexão sobre osprocedimentos do ensino de filosofia noEnsino Médio. É a partir da própriahistoriografia filosófica que advém oensejo de tornar profícua a filosofia emsala de aula. O presente trabalho temcomo objetivo apresentar como oprocedimento peculiar intrínseco àconduta pirrônica possibilita o exercíciocrítico-reflexivo da atividade filosófica noEnsino Médio. Para isso, fez-se necessáriorealizar um breve trabalho exploratórioqualitativo sobre a principal fontebibliográfica do pirronismo (ζκεπηικὴἀγωγή), a obra Hipotiposes Pirrônicas,que foi escrita pelo filósofo SextoEmpírico em meados dos séculos II-IIId.C. Com efeito, pretendeu-se aplicar oselementos conceituais pirrônicos (zétesis,diaphonía, isosthéneia, aporía, epoché eataraxía) à estrutura didático-pedagógicadesenvolvida por Lidia Maria Rodrigo,cujos elementos lógico-discursivos são aproblematização, conceituação eargumentação. Assim, propôs-se aapresentar que a partir da dinâmicametodológica pirrônica é possíveldesenvolver uma prática didático-metodológica como propedêutica aoespecífico exercício filosófico no EnsinoMédio.