Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO REZENDE MARTINS

DISCENTE: MARCELO REZENDE MARTINS
DATA: 23/01/2023
LOCAL: Modalidade virtual: Link: https://meet.google.com/yux-urrw-kja
TÍTULO: “ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE ATORES DE UM ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR: ANALISANDO STARTUPS E UNIVERSIDADES”
PALAVRAS-CHAVES: Ecossistema Empreendedor; Interações; Startups, Universidades.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas

Os Ecossistemas Empreendedores (EE) tem atraído atenção e passaram a ser alvo de várias pesquisas nos últimos anos (STAM, 2015). Esses ecossistemas, definidos como redes de atores interconectadas em uma comunidade geográfica local, comprometidos com a criação e desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis (COHEN, 2006; ISENBERG, 2010) são atribuídos como responsáveis pelo fomento de atividades empreendedoras e desenvolvimento de inovações. Tais atores estabelecem relações e interagem para promover um ambiente propício ao crescimento de empreendimentos inovadores. Dentre eles destacam-se as startups, consideradas o ponto focal de um EE, e as universidades, por serem agentes importantes nos processos de incentivo e dinamização do conhecimento, da inovação e do empreendedorismo (COUTINHO E SILVA, 2022). Embora as contribuições teóricas frente aos estudos dos EE tenham avançado nos últimos anos, ainda há uma lacuna ao explorar a forma como acontecem as relações entre os diversos atores do ecossistema empreendedor (ALVEDALEN; BOSCHMA, 2017; FERNANDES; FERREIRA, 2021). Com isso, o presente estudo tem o propósito de compreender como são construídas as relações entre as startups e universidades e como elas influenciam no desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor Sergipano. Para isso, será realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, em um recorte temporal transversal e adotará como estratégia de pesquisa o estudo qualitativo básico, no qual o pesquisador se cerca do caso escolhido com as questões críticas já em mente e procura verificar, através de descrição, interpretação e compreensão, como elas ali se manifestam (MARIZ et al., 2005). No estudo qualitativo básico, o caso – Ecossistema Empreendedor Sergipano – é um instrumento para verificação de questões estabelecidas a priori; inclui descrição, interpretação e compreensão; identificação de padrões recorrentes (MERRIAM, 1998). A coleta de dados será feita por meio de roteiros de entrevistas semiestruturados. As entrevistas serão realizadas com gestores, coordenadores, diretores e reitores, pedagógicos ou executivos das universidades, assim como com empreendedores das startups do EE sergipano. A análise dos dados será realizada a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2016).

Presidente - 1662887 - MARIA ELENA LEON OLAVE
Interno - 2026687 - LUDMILLA MEYER MONTENEGRO