Banca de QUALIFICAÇÃO: DEISE ARAUJO DAS CHAGAS

DATA: 26/08/2021
LOCAL: https://meet.google.com/hbt-uqoc-pyy
TÍTULO: EMPREENDEDORISMO MATERNO COMO ESCOLHA PROFISSIONAL: HISTÓRIAS DE VIDA
PALAVRAS-CHAVES: Empreendedorismo Materno. Escolha Profissional. Contexto Relacional.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Frente a necessidade de se estabelecerem socialmente, enfrentarem as disparidades salariais entre gêneros e melhor gerenciar a dupla jornada de trabalho que cobra serem ótimas mães e donas de casa, para além da sua atuação profissional, muitas mulheres passaram a empreender. Este projeto de pesquisa concentra-se em mulheres que empreendem e dedicam-se também à maternidade, fenômeno nomeado de mumpreneurs (Empreendedorismo Materno). As mães empreendedoras estão desbravando novos caminhos em suas práticas de negócios, redefinindo suas identidades empreendedoras em busca de congruência entre seus papéis de boas mães e mulheres de negócios; assim, estudos acerca do fenômeno são necessários. Frente a este desafio, Breen e Leung (2020) propuseram um modelo conceitual o qual oferece uma perspectiva inicial para a compreensão da carreira empreendedora, localizando as mães empreendedoras dentro de seus contextos relacionais. A lente relacional oferece uma explicação de como os contextos relacionais influenciam a escolha pelo empreendedorismo, moldam as percepções de oportunidades, influenciam as escolhas, a forma e o processo de expansão dos negócios ao longo do tempo. No entanto, esse modelo carece ser mais bem apreciado, frente a esta possibilidade, este projeto irá analisar, com base no modelo conceitual de Breen e Leung (2020), como o contexto relacional, as escolhas e os resultados relacionais colaboram para que mulheres optem por empreender após a maternidade, em Aracaju. Quanto aos procedimentos metodológicos, a abordagem será de natureza qualitativa e exploratória. A pesquisa será conduzida com o auxílio do método biográfico de história de vida. Os dados serão coletados com o auxílio de entrevistas em profundidade e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo.

Presidente - 2105477 - RÚBIA OLIVEIRA CORRÊA
Interno - 1224228 - MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT
Externo à Instituição - RIVANDA MEIRA TEIXEIRA

Notícia cadastrada em: 16/08/2021 08:26