Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROMÁRIO SANTOS SILVA
DATA: 28/07/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Online - link a ser disponibilizado no site do PROPADM
TÍTULO: DIFUSÃO DA INOVAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE: UM ESTUDO DA ADOÇÃO DAS PLATAFORMAS ONLINE POR PEQUENAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS NA PANDEMIA DE COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: E-commerce. COVID-19. Inovação. Difusão da Inovação. Adoção da Inovação. Pequena Empresa
PÁGINAS: 114
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:
A pandemia do novo coronavírus gerou fortes impactos não apenas no âmbito da saúde, mas igualmente nas atividades econômicas relacionadas aos procedimentos de venda e compra de serviços e/ou bens. A intensificação da ameaça do COVID-19 tem resultado em uma série de problemáticas a exemplo das rígidas normas de bloqueio associadas com aberturas limitadas do comércio, a fim de minimizar ou até mesmo inibir a proliferação interna e externa do vírus. O e-commerce, para tanto, converteu-se em uma das principais atividades de negócios que conseguiram crescer e se difundir em meio à crise pandêmica, já que em decorrência da limitação das atuações comerciais no âmbito físico, o comércio eletrônico permitiu que as atividades e negócios fossem realizadas de maneira online. Dito isto, a relevância deste estudo estende-se à necessidade de estudar esse momento único que a economia brasileira e sergipana em seus respectivos ambientes mercadológicos tem passado frente às profundas mudanças proporcionadas pelo COVID-19, que culminou em uma difusão tecnológica do uso do e-commerce pelas organizações. Assim, esta pesquisa possui como objetivo geral compreender como ocorre a difusão e adoção da inovação nas pequenas empresas do varejo alimentício durante a crise da pandemia COVID-19 por meio da análise do e-commerce; e, por objetivos específicos, compreender o impacto da pandemia de COVID-19 para as empresas estudadas; entender o processo de difusão do e-commerce (ou plataformas digitais) no contexto das empresas estudadas, e entender o processo de adoção do e-commerce (ou plataformas digitais) pelas empresas estudadas. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa, e do tipo exploratória. A estratégia utilizada é estudo de casos múltiplos realizada com gestores do varejo de alimentos e atores públicos. Para esta qualificação, é efetuada uma pesquisa com um caso-piloto com um gestor de uma empresa do varejo de alimentos.