Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVI PINHEIRO DE SANTANA
DATA: 24/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/mqn-bytu-qco
TÍTULO: O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS NAS ELEIÇÕES E SEUS EFEITOS NO CONTEXTO DOS ELEITORES
PALAVRAS-CHAVES: Mídias sociais, Eleição, Eleitores, Formação de Opinião, Voto
PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:
Um tema em evidência em diversos campos de estudos, o uso das mídias sociais na política divide suas pesquisas em duas vertentes, as pesquisas que são elaboradas no contexto dos políticos e pesquisas relacionadas no contexto pelos eleitores. É com base nessa premissa que esse projeto caminha. O projeto está dividido em dois artigos, o primeiro é uma pesquisa bibliométrica, que teve como objetivo analisar apresentar e discutir a produção científica, durante o período de 2008 a 2020, sobre os temas: mídias sociais, eleições e eleitores. Esse primeiro artigo apresentou o contexto dos eleitores, os tipos de pesquisa que são realizadas, os principais temas, estudos, os artigos com maior impacto, seminais e lacunas. Dentre as lacunas encontradas verificou-se que as pesquisas tinham uma tendência a investigar fenômenos como, participação, mobilização e engajamento, negligenciando um pouco os estudos com aspectos mais intrínsecos dos cidadãos. É com base nessa lacuna que o segundo artigo se desenvolve, tendo como objetivo analisar como as mídias sociais, quanto fonte de informação política, influenciam a formação da opinião política do eleitor iniciante durante o período eleitoral. No cenário composto pelas novas tecnologias de informação e comunicação é natural que jovens, que são os maiores usuários dela, a utilizem como meio para formar sua opinião política. Quanto aos aspectos metodológicos, o segundo artigo caracteriza-se como uma pesquisa correlacional, descritiva e de natureza quantitativa, tendo como população alvo jovens que estejam tendo sua primeira experiência de votantes nas eleições municipais brasileiras de 2020. Para a coleta de dados será adotado um questionário estruturado do tipo survey. Para o tratamento e análise dos dados as técnicas adotadas serão a Análise fatorial exploratória e a análise de regressão múltipla.