Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRACE KETHELLEN LINHARES SANTOS PORTO
DATA: 07/02/2020
HORA: 11:30
LOCAL: Sala 47 do Bloco Departamental do CCSA2- Sala 47- PROPADM
TÍTULO: EMPREENDEDORISMO SOCIAL: Análise dos investimentos de
impacto no Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Empreendedorismo Social. Investimento de Impacto.
Negócios de Impacto Social. Problemas Sociais.
PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:
Diante dos graves problemas sociais e ambientais em destaque, desperta-se ointeresse não só no mundo dos negócios, como também no mundo acadêmicopela temática do empreendedorismo social. Para esta pesquisa, oempreendedorismo social é visto como uma atividade que visa não só resolverum problema social, mas também gerar lucro a partir da venda de produtos ouda prestação de serviços e da possibilidade de distribuição de seus dividendospara sócios, acionistas e demais stakeholders. Estas características, portanto,dão origem aos chamados Negócios de Impacto Social. Em conformidade como exposto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o processo decaptação de investimento de impacto por parte dos empreendedores sociaisdas principais áreas de negócios de impacto no Brasil. Quanto à metodologia, oestudo classifica-se como descritivo, com uma abordagem mista, sendo, emum primeiro momento, quantitativa e, posteriormente, qualitativa, cujo métodode pesquisa adotado é o estudo de casos múltiplos. Para a etapa quantitativa,foi disponibilizado um questionário na plataforma Pipe.Social a fim de fazer umlevantamento das informações, características e tendências para o setor comoum todo. Para a etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas com roteirosemiestruturado, via e-mail, com seis representantes de negócios dasprincipais áreas de impacto socioambiental, de acordo com o levantamentofeito pelo 2º Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental (2019). Utilizou-setambém como fonte de evidência a análise de documentos. Para a análise dosdados, foi adotada a técnica da análise de conteúdo para os dados qualitativose a estatística descritiva simples para os quantitativos. Em síntese, osresultados da pesquisa evidenciaram que os negócios de impacto surgem, emsua maioria, por uma necessidade pessoal, e no desenvolvimento dasatividades, geram recursos a partir da venda de licenças ou produtos. Opúblico-alvo está voltado para a Classe C, D e E e suas necessidades maisurgentes são expansão do negócio e aumento das vendas. Os principaisrequisitos para receber investimento são considerados os tradicionais como,por exemplo, o tipo de modelo de negócio, dados do balanço patrimonial,análise positiva da viabilidade e sustentabilidade. As etapas para captaçãoforam compiladas em sete passos, que vão desde o conhecimento do setor de
impacto até a realização de um feedback de todo o processo. Editais defomento são as fontes responsáveis pelo maior fornecimento de recursos.Quanto aos desafios, profissionalização do setor e do negócio foram as maiscitadas.