A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: GRACE KETHELLEN LINHARES SANTOS PORTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRACE KETHELLEN LINHARES SANTOS PORTO
DATA: 07/02/2020
HORA: 11:30
LOCAL: Sala 47 do Bloco Departamental do CCSA2- Sala 47- PROPADM
TÍTULO: EMPREENDEDORISMO SOCIAL: Análise dos investimentos de impacto no Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Empreendedorismo Social. Investimento de Impacto. Negócios de Impacto Social. Problemas Sociais.
PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Diante dos graves problemas sociais e ambientais em destaque, desperta-se ointeresse não só no mundo dos negócios, como também no mundo acadêmicopela temática do empreendedorismo social. Para esta pesquisa, oempreendedorismo social é visto como uma atividade que visa não só resolverum problema social, mas também gerar lucro a partir da venda de produtos ouda prestação de serviços e da possibilidade de distribuição de seus dividendospara sócios, acionistas e demais stakeholders. Estas características, portanto,dão origem aos chamados Negócios de Impacto Social. Em conformidade como exposto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o processo decaptação de investimento de impacto por parte dos empreendedores sociaisdas principais áreas de negócios de impacto no Brasil. Quanto à metodologia, oestudo classifica-se como descritivo, com uma abordagem mista, sendo, emum primeiro momento, quantitativa e, posteriormente, qualitativa, cujo métodode pesquisa adotado é o estudo de casos múltiplos. Para a etapa quantitativa,foi disponibilizado um questionário na plataforma Pipe.Social a fim de fazer umlevantamento das informações, características e tendências para o setor comoum todo. Para a etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas com roteirosemiestruturado, via e-mail, com seis representantes de negócios dasprincipais áreas de impacto socioambiental, de acordo com o levantamentofeito pelo 2º Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental (2019). Utilizou-setambém como fonte de evidência a análise de documentos. Para a análise dosdados, foi adotada a técnica da análise de conteúdo para os dados qualitativose a estatística descritiva simples para os quantitativos. Em síntese, osresultados da pesquisa evidenciaram que os negócios de impacto surgem, emsua maioria, por uma necessidade pessoal, e no desenvolvimento dasatividades, geram recursos a partir da venda de licenças ou produtos. Opúblico-alvo está voltado para a Classe C, D e E e suas necessidades maisurgentes são expansão do negócio e aumento das vendas. Os principaisrequisitos para receber investimento são considerados os tradicionais como,por exemplo, o tipo de modelo de negócio, dados do balanço patrimonial,análise positiva da viabilidade e sustentabilidade. As etapas para captaçãoforam compiladas em sete passos, que vão desde o conhecimento do setor de
impacto até a realização de um feedback de todo o processo. Editais defomento são as fontes responsáveis pelo maior fornecimento de recursos.Quanto aos desafios, profissionalização do setor e do negócio foram as maiscitadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1662887 - MARIA ELENA LEON OLAVE
Externo à Instituição - MOISES ARAUJO ALMEIDA
Interno - 277760 - MONICA CRISTINA ROVARIS MACHADO

Notícia cadastrada em: 21/01/2020 09:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10