Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEX DENJOY PRADO MARQUES

DISCENTE: ALEX DENJOY PRADO MARQUES
DATA: 18/07/2019
LOCAL: UFS/sala PROPADM
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE REDES INTERORGANIZACIONAIS E ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO: UM ESTUDO DE UMA REDE DE FARMÁCIAS EM SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Redes de empresas. Redes interorganizacioanis. Estratégias de crescimento.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O presente estudo tem por objetivo compreender como uma rede escolhe suas estratégias frente os empreendedores independentes não associados a nenhuma rede, com vistas a acelerar o seu crescimento com base no modelo de Groß (2003). Sendo assim, analisar as estratégias de crescimento adotadas pela Rede Sergifar, uma rede de farmácias independentes no estado de Sergipe, com vistas a alinhá-las junto aos empreendedores das farmácias independentes não associados a nenhuma rede e seus membros já associados dentro desse processo de expansão. Pelas condições de contorno do problema, será feito um estudo de caso único descritivo, de natureza qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas e observações. A técnica de análise de dados escolhida foi a análise de conteúdo. Como objetivos, pretende-se descrever a rede e seu estágio de desenvolvimento por meio de sua trajetória (e evolução ao longo do tempo) e de sua estrutura organizacional; identificar o perfil dos membros da Rede Sergifar; identificar o perfil de potenciais membros para a Rede Sergifar e as características ideais para fazerem parte da rede; descrever as estratégias de crescimento utilizadas pela Sergifar com base no modelo de Groß (2003) nas dimensões rede e ambiente. A Rede Sergifar conta com 16 farmácias conveniadas, sendo a primeira e única rede de cooperação sergipana atuante no segmento de varejo farmacêutico. Pretende-se nesse trabalho, do ponto de vista teórico, agregar conhecimentos ao assunto estratégias de crescimento para redes de empresas e processo de expansão e desenvolvimento das redes, uma vez que serão estudadas as estratégias de crescimento, por meio do modelo de Groß (2003), na Rede Sergifar, que está atualmente em processo de crescimento. Contribuindo, assim, para a compreensão do processo de expansão e crescimento desta Rede. Do ponto de vista mercadológico, a falência das farmácias independentes, em sua maioria composta por pequenas e microempresas, por si só é uma preocupação. A queda expressiva que as farmácias independentes tiveram na participação do faturamento do setor de varejo farmacêutico nos últimos anos é reflexo disso. Assim, esse estudo poderá ajudar na sobrevivência dos pequenos negócios do varejo farmacêutico e na manutenção de empregos dentro deles.

Presidente - 2026687 - LUDMILLA MEYER MONTENEGRO
Interno - 1654859 - MANUELA RAMOS DA SILVA
Externo à Instituição - RODRIGO CESAR REIS DE OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 17/06/2019 14:18