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Banca de QUALIFICAÇÃO: EVERTON ANDRADE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVERTON ANDRADE SOUZA
DATA: 18/06/2019
HORA: 18:50
LOCAL: SALA 47 - PROPADM
TÍTULO: A DINÂMICA DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS DESENVOLVIDAS NA TRAJETÓRIA DE UMA EMPRESA FAMILIAR SERGIPANA
PALAVRAS-CHAVES: Competência Organizacional. Formação e Desenvolvimento De Competências. História Organizacional. Empresa Familiar.
PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Para se conhecer uma organização é preciso conhecer a sua história, visto que esta revela a sua memória, seu legado, seus planos, visões e valores. É por meio dos elementos históricos organizacionais que se pode compreender as decisões tomadas, os métodos utilizados, os planos traçados, os mecanismos explorados para superar os desafios, as competências adquiridas. Para as empresas familiares a história possui significado muito importante, uma vez que há forte preocupação da família em manter a história de origem da organização ou manter os membros da família na gestão e na administração do negócio para que a história seja preservada. A história exerce um efeito direto na identificação das competências organizacionais, que tanto pode ser positiva quanto negativa para a empresa. As competências organizacionais podem ser encontradas em vários ambientes da empresa, podem estar em um indivíduo, em um departamento, em um processo, em uma ação ou até mesmo em um propósito. Nas indústrias as competências podem ser facilmente observadas nos centros de custos responsáveis por manter a organização em atividade. Uma competência sempre conterá os quatro elementos (tecnologia, pessoa, estrutura e cultura) e devem ser estudadas como sistema interligado. Identificar a competência organizacional a partir desses quatros elementos é reconhecer o grau em que uma organização demonstra competência para gerar e integrar a experiência. O método utilizado nesta investigação é o estudo de caso único. A abordagem é de natureza qualitativa, do tipo exploratória, descritiva e interpretativa. Os dados serão coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, bem como focus group e observação direta intensiva. Posteriormente, para análises de dados, será utilizada a história oral com propósito de buscar significados de vivências da organização e dos envolvidos, bem como experiências familiares, conhecimentos adquiridos e competências desenvolvidas ao longo do tempo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2026687 - LUDMILLA MEYER MONTENEGRO
Interno - 1654859 - MANUELA RAMOS DA SILVA
Externo à Instituição - RODRIGO CESAR REIS DE OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 03/06/2019 14:19
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