Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA DE SANTANA BATISTA
DATA: 29/04/2022
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/vvg-hfwt-xhq
TÍTULO: Ensino do Pensamento Computacional por meio de Histórias em Quadrinho Apresentando Conceitos da Robótica com Sucata
PALAVRAS-CHAVES: Pensamento Computacional. Histórias em Quadrinho. Robótica. Sucata.
PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:
Contexto: Com o surgimento de cada vez mais tecnologias e profissões, surgem novas necessidades de adaptação, do profissional aos novos desafios de empregabilidade, fazendo-se necessário iniciar tal adaptação a partir da infância. Objetivo: Com isto, este trabalho traz como objetivo o uso do Pensamento Computacional (PC) por meio de Histórias em Quadrinho (HQ) com conceitos da Robótica com Sucata, visto que o PC traz uma forma de resolução de problemas multidisciplinar que pode adaptar a forma de adquirir novos conhecimentos, assim como a utilização HQs traz uma maneira de adquirir tal conhecimento. Método: Para realização deste trabalho o método utilizado foi o Design Science Research (DSR), que consiste em trazer uma abordagem de pesquisa baseada na definição de dois objetivos, resolver um problema prático num contexto específico por meio de um artefato e gerar novo conhecimento científico. Resultados: Como resultados temos artefatos como HQs e Guias, além da avaliação positiva por parte de profissionais da Educação que analisaram os artefatos, com mais de 90% de aprovação e comentários positivos com acréscimo das dificuldades enfrentadas. Conclusões: Chegando à conclusão de que os artefatos além de trazer informação podem ser utilizados em sala de aula por profissionais de educação para o ensino e desenvolvimento do PC em crianças de ensino básico.