Banca de QUALIFICAÇÃO: HELIO SANTOS DE SOUZA

DISCENTE: HELIO SANTOS DE SOUZA
DATA: 04/12/2023
LOCAL: Complexo Laboratorial Engenharia de Materiais, sala 5
TÍTULO: Reticulação de Cálcio em Híbrido de Alginato-Sílica-Fosfato e seus efeitos sobre a bioatividade.
PALAVRAS-CHAVES: Alginato, Cálcio, Híbrido Orgânico-Inorgânico, Vidros Bioativos.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Cerâmicos

Incorporar cálcio em vidros bioativos à base de sílica é desafiador devido à sua fracaligação, tornando-o facilmente removível. Uma abordagem alternativa envolve a reticulaçãodo cálcio por meio de moléculas quelantes em um híbrido orgânico-inorgânico. A presençacrucial de cálcio em híbridos visa manter a atividade biológica, induzindo a formação dehidroxiapatita (HA) e estimulando o crescimento ósseo. O alginato, um copolímerobiocompatível, foi sugerido como um agente quelante de cálcio. Este estudo visa investigar aincorporação de fosfato e cálcio em híbridos de sílica-alginato, avaliando seu potencial comobiomateriais para regeneração óssea. A criação de materiais híbridos orgânicos-inorgânicosdestaca sua relevância em diversos campos. O alginato, proveniente de algas, destaca-sepor sua capacidade de formar géis estáveis com íons cálcio, encontrando aplicações em biomateriais e engenharia de tecidos. A combinação de sílica e alginato proporcionapropriedades aprimoradas, especialmente na regeneração de tecidos, destacando-se comouma escolha versátil em pesquisas biomédicas.

Interno - 2326669 - LUIS EDUARDO ALMEIDA
Presidente - 1338723 - ROSANE MARIA PESSOA BETANIO OLIVEIRA
Interno - 2015878 - SANDRA ANDREIA STWART DE ARAUJO SOUZA

Notícia cadastrada em: 03/12/2023 22:02