Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLICIA KELLINE SANTOS ANDRADE
DATA: 21/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: sala 101 - Didática VII
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DA MULHER-MARAVILHA: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA COMPARATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Mulher-Maravilha; Ethos; Discurso; Mídia; Mulher
PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:
O presente trabalho consiste em uma abordagem discursiva e comparativa dos nossos objetos de tese de doutorado: a história em quadrinhos da Mulher-Maravilha (1941) e o filme Mulher-Maravilha (2017). Nosso objetivo é proceder a uma comparação entre essas duas versões, estabelecendo as relações de comparação e analisando-as discursivamente com o intuito de verificar tanto a construção do ethos da personagem nas duas materialidades quanto na manutenção ou não desse ethos anos após a primeira aparição da super-heroína. Como são duas materialidades distintas, consideramos a questão dos gêneros discursivos: as HQs, o filme. Como aporte teórico para o estudo de gênero, levamos em consideração as contribuições de Bakhtin, para quem os gêneros são tipos relativamente estáveis de enunciado, e Maingueneau, para quem os gêneros só podem ser definidos se analisados de acordo com seus contextos sócio-históricos. Este trabalho está circunscrito à análise do ethos discursivo e, como tal, está pautado principalmente nas teorias de Maingueneau. À luz dos postulados de Amossy, discutimos sobre os estereótipos, os clichês, as imagens de si, as cenas de enunciação e o ethos discursivo. Refletimos também sobre a história da mulher na sociedade, a mitologia grega e a africana, a mulher na visão bíblica, a sociedade patriarcal e o feminismo, a existência ou não de uma sociedade matriarcal com a finalidade de compreendermos a influência das marcas sociais e dos contextos históricos na construção do ethos da Mulher-Maravilha. Analisamos ainda a indústria cultural, em especial, a da mídia cinematográfica, grande responsável pela propagação de valores e de padrões sociais. Com efeito, entendemos que a mídia cinematográfica propicia a divulgação desses valores/discursos numa tentativa de preservá-los ou de quebrá-los. Dado o nosso objeto de estudo e as teorias que o sustentam, consideramos esta pesquisa de caráter qualitativo. Julgamos a relevância deste trabalho por propiciar uma reflexão acerca dos aspectos apontados.