Banca de DEFESA: THAIS SILVA DOS REIS

DISCENTE: THAIS SILVA DOS REIS
DATA: 26/03/2024
LOCAL: PPGECIMA (Híbrida - Sala de Videoconferência) meet.google.com/jct-ppaz-fsk
TÍTULO: APRENDIZAGEM SOBRE QUEDA LIVRE DOS CORPOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA - SEI
PALAVRAS-CHAVES: Sequências de Ensino Investigativas. Aprendizagem de Física. Queda Livre dos Corpos.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A formação de cidadãos críticos e ativos perante os avanços tecnológicos e científicos da sociedade moderna é almejada por muitos pesquisadores da área da educação. Para tal formação, é necessário um ensino de ciências que desenvolva nos alunos além da aprendizagem de conceitos, também procedimentos e atitudes. Nesse contexto, o ensino por investigação por meio de Sequências de Ensino Investigativas (SEIs) é compreendido por muitos autores como promissor, por ser um processo de ensino e aprendizagem que promove nos estudantes características que potencializam o desenvolvimento de atitudes científicas e a compreensão de fenômenos naturais. Portanto, torna os estudantes ativos na construção do seu próprio conhecimento, por promover a capacidade de argumentação, comunicação e a criação de estratégias que viabilizam a elucidação de problemas. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos durante a vivência de uma SEI sobre o conteúdo Queda Livre, a fim de identificar e caracterizar evidências da aprendizagem em termos de conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos pelos alunos durante a vivência de uma SEI que foi baseada nas atividades investigativas descritas por Carvalho (2013). Este trabalho está fundamentado nos ideais construtivistas de Piaget e Vygotsky para a educação e em estudos a respeito dos conteúdos de aprendizagem (conceitos, procedimentos e atitudes). A abordagem de investigação foi qualitativa, sendo também uma pesquisa de natureza interventiva do tipo aplicação. Para a coleta de dados foram considerados dois questionários, um de pré-teste e outro de pós-teste, elaborados pela pesquisadora e respondidos por estudantes de uma turma do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Sergipe, Campus Lagarto; também foram analisados os registros das atividades desenvolvidas na SEI e o áudio gravado durante a vivência da SEI. A análise dos dados se deu a partir das etapas da técnica de Análise de conteúdo estabelecidas por Bardin (2011). Os resultados obtidos mostram que as atividades investigativas desenvolvidas na SEI contribuíram para o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes pelos alunos. Assim, a SEI proposta para abordagem sobre Queda Livre apresenta-se como uma estratégia didática com grande potencial para o processo de ensino e aprendizagem de ciências, podendo contribuir para a formação de cidadãos críticos e atuantes.

Interno - 472.701.795-49 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - ELTON CASADO FIREMAN

Notícia cadastrada em: 14/03/2024 22:41