Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIA CRISTINA SANTOS
DATA: 30/11/2023
HORA: 19:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE O PPP DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA SERGIPANA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Escolar Quilombola. Educação em Ciências. Projeto Político Pedagógico
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta pesquisa é parte integrante do Projeto “Entrelaços de res/ex/istências: O que temose o que queremos na Educação Escolar Quilombola em Sergipe?” e está sendo desenvolvida pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Sergipe (NEABI-UFS), PPGECIMA e PPGED. O Projeto envolve as quatro escolas da rede estadual localizadas em quatro comunidades quilombolas, quais sejam: Colégio Estadual Quilombola 03 de Maio (CEQ03M), Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio, Colégio Estadual Otávio Bezerra e Escola Estadual Gilberto Amado. Nesta pesquisa nos debruçamos sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) do CEQ03M com o objetivo de analisar no documento a presença/ausência das especificidades étnico-raciais da comunidade quilombola Brejão dos Negros e como estas dialogam com a Educação em Ciências, considerando o que estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ). Para tanto utilizamos a abordagem qualitativa defendida por Bogdan e Biklen (1982), realizada através do estudo de caso e a coleta de dados se deu por meio da análise documental e entrevistas, suleada pela proposta de análise preliminar a partir das cinco dimensões de Cellard (2012) e da análise do discurso Shiroma et al (2005). Além do PPP, pela especificidade desta pesquisa, para identificar possibilidades de inserção das especificidades étnico-raciais da comunidade quilombola Brejão dos Negros na Educação em Ciências, analisamos também projetos da área e/ou relacionados a ela, como o Projeto Resgatando suas Raízes: Memorial Brejão dos Negros, além dos subprojetos: Caderno de Plantas Medicinais Brejão dos Negros e o Livreto Rezadores do Povoado Brejão dos Negros: Médicos do Povo. O estudo mostrou que o Novo Ensino Médio (NEM) foi o principal tema tratado no PPP e que sua proposta de educação voltada para atender os anseios da sociedade capitalista e neoliberal não dá espaço para a Educação Escolar Quilombola (EEQ) como uma modalidade de ensino. Porém os projetos voltados às especificidades étnico-raciais das comunidades quilombolas se mostram como caminhos para o estudo e a valorização dessas especificidades na escola levando a um repensar sobre o modelo de educação atual e a busca pela efetivação da Educação Escolar Quilombola como uma modalidade de ensino, conforme determinam as DCNEEQ. Deste modo, também apontam caminhos para a Educação em Ciências nesta modalidade de ensino da Educação Básica, em um
contexto necessário de contraposição ao avanço dos ideais do mercado na educação escolarizada e a homogeneização curricular.