Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BARBARA BETTINA OLIVEIRA SOUZA
DATA: 26/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Didática VII
TÍTULO: UMA COMPARAÇÃO DOS TIPOS DE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA ABORDAGEM DE EQUAÇÃO DE 1° GRAU NOS LIVROS DIDÁTICOS MATEMÁTICA BIANCHINI E COMPREENSÃO E PRÁTICA (PNLD 2017 E 2020)
PALAVRAS-CHAVES: Problemas matemáticos. Livro didático. Tipificação de problemas matemáticos.
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
Neste trabalho é apresentado o resultado parcial de uma pesquisa que tem por objetivo comparar tipos de enunciados de problemas matemáticos na abordagem de equação de 1° grau nos livros didáticos Matemática Bianchini e Compreensão e Prática (PNLD 2017 e 2020). Vale ressaltar que as fontes foram selecionadas por ser um exemplar da coleção mais adotadas em Aracaju-SE do PNLD 2017, e o outro estar entre as três mais escolhidas do PNLD 2020. O livro didático foi escolhido a fim de responder a seguinte indagação: quais os elementos de aproximação e distanciamento entre os enunciados de problemas matemáticos utilizados por autores de livros didáticos de livros didáticos de Matemática em edições diferentes de PNLD, em relação a equação do 1° grau? Para responder a essa indagação foi realizado dois movimentos, o primeiro foi um mapeamento das dissertações relacionadas a temática disponíveis na BDTD, com esses foram selecionadas as dissertações de Trindade (2012) e Corá (2019) para revisão bibliográfica. A partir da apropriação do entendimento de problemas matemáticos adotados pelos autores dessas dissertações, foi escolhido trabalhar os enunciados com a classificação de Dante (2005). Em um segundo movimento foi efetuada a tipificação e comparação dos enunciados presentes na abordagem de equação do 1º grau na coleção Matemática Bianchini. Como resultado parcial foram identificados cento e setenta e um problemas, distribuídos em exercício de algoritmo, exercício de reconhecimento, problema padrão simples e composto, problema – processo ou heurístico, problema de aplicação e problemas de quebra-cabeça. Com o exame foi possível constatar um quantitativo maior para enunciados do problema padrão e aplicação.