Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELEN KALINE AMORIM SANTOS
DATA: 28/02/2023
HORA: 17:00
LOCAL: LEM - DMA UFS
TÍTULO: UMA CARACTERIZAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS DE MARIA MONTESSORI A PARTIR DO LIVRO PSICO-ARITMÉTICA (1934)
PALAVRAS-CHAVES: Maria Montessori. Psico-aritmética. Princípios montessorianos. Materiais didáticos.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
Maria Montessori (1870-1952), médica e educadora italiana, foi uma das precursoras de metodologias para o ensino de crianças “anormais”. Idealizou um método de ensino que ficou conhecido como método Montessori, para quem possuía algum tipo de deficiência. Mais tarde, o método elaborado por Montessori passou a ser utilizado para todas as crianças, pois a educadora conseguiu identificar que todas tinham a mesma capacidade de aprender. Para isso, Montessori tomou como base estudos de Jean Itard (1774-1838) e Edouard Séguin (1812-1880) e aperfeiçoou para construir a proposta metodológica que defendia, elaborou materiais em madeira e firmou na sua tese que todas as crianças deveriam ter direito à princípios, a saber: individualidade, liberdade e independência. A opção adotada para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizar um dos livros produzidos por Montessori em 1934, Psico-aritmética (1934) e Psico-geometria (1934), o escolhido como fonte foi o primeiro por conter uma maior quantidade de figuras das representações dos materiais elaborados pela educadora. Antes da execução da pesquisa, foi realizado um mapeamento de teses e dissertações já desenvolvidas sobre trajetórias de formação e atuação de Montessori, sobre os materiais e a metodologia montessoriana, para isso foram utilizados os trabalhos de Rezende (2021) e Campos (2017). Já a pesquisa de Rosa (2017) permitiu conhecer sobre os elementos de aproximação e distanciamento entres as pedagogias de Itard, Séguin e Montessori. O texto de Santos (2015) aspectos acerca da formação de professores que atuam com a metodologia elaborada por Montessori. As pesquisas de Fernandes (2020) e Torrez (2018) sobre Montessori e saberes profissionais. E por fim, a dissertação de Molon (2015) em que há uma investigação sobre os princípios montessorianos. Depois do exame dessas pesquisas, foi tomado como norte o questionamento: como os princípios definidos por Montessori estão presentes nas orientações no livro Psico-aritmética (1934) produzido para o ensino de aritmética? Para responder a tal indagação foi definido o objetivo de caracterizar as orientações para aplicação de princípios de Maria Montessori para o ensino de aritmética a partir do livro Psico-aritmética (1934). Por meio do exame do livro foi possível identificar alguns materiais didáticos, como: hastes prismáticas, os fusos, material demonstrativo do sistema decimal, miçangas, gráficos de passos e outros. O princípio da independência diz respeito a criança não ser interrompida ou não receber auxilio quando ela tivesse capacidade de fazer sozinha. A liberdade está relacionada a forma como o adulto deveria permitir que a criança fizesse o que era desejo do corpo dela. E a individualidade da criança deveria está em evidência quando ela conseguisse revelar-se por si mesma e deveria ser respeitada. Foi possível identificar que Montessori orientou o uso de materiais como os citados anteriormente de modo que fossem respeitados os princípios definidos para o ensino, por exemplo, do sistema decimal, incluindo a representação de quantidade; agrupamento e decomposição de números; e das quatro operações aritméticas. A educadora orientou o uso do material com sua representação fotográfica e utilidade do método baseado nos princípios, a forma como o adulto deveria agir, e o que esperava que a criança aprendesse em relação aos saberes aritméticos.