Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL GONCALVES SANTANA
DATA: 11/10/2022
HORA: 08:00
LOCAL: PPGECIMA
TÍTULO: Contribuições da metacognição para a aprendizagem significativa sobre o teorema de Pitágoras: uma abordagem por meio de resolução de problemas
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Significativa; Estratégias metacognitivas; Resolução de problemas.
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
Esta pesquisa objetiva averiguar se a utilização de estratégias metacognitivas na resolução de problemas sobre o teorema de Pitágoras contribui para promover uma aprendizagem significativa sobre esse teorema. Para isso, propõem-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com vista a promover nos estudantes a aprendizagem significativa sobre o teorema de Pitágoras, assim como a tomada de consciência sobre seu próprio conhecimento. A UEPS está sendo vivenciada com estudantes do 9º ano da educação básica, em distorção de idade e série de uma escola pública de Aracaju/SE. O percurso metodológico deste projeto fundamenta-se na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, na Metacognição de Flavell e na resolução de problemas conforme Polya. A UEPS sobre o teorema de Pitágoras tem como tema norteador a acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção, servindo para motivar os estudantes a fazerem correlações do conteúdo com seu cotidiano. A avaliação da UEPS será com base na interpretação e análise dos dados produzidos na pesquisa. Para a coletas de dados se utilizará questionário metacognitivo, gravações de áudio, fotografias, registros escritos dos estudantes. Espera-se que o uso das estratégias metacognitivas por meio das variáveis do conhecimento cognitivo e regulação metacognitiva possam contribuir para o aprimoramento do pensamento metacognitivo dos estudantes e promover assim uma aprendizagem significativa.