Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FÁBIO DOS SANTOS ANDRADE
DATA: 16/09/2022
HORA: 16:00
LOCAL: PPGECIMA
TÍTULO: Obstáculos de aprendizagem sobre função quadrática: uma investigação ao longo de uma sequência didática
PALAVRAS-CHAVES: Função Quadrática; Sequência Didática; Metacognição; Obstáculos; Aprendizagem
PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
O presente projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a vivência de uma sequência didática para investigação das razões que levam os alunos do ensino médio a apresentarem dificuldades na aprendizagem de função quadrática. Durante a sequência didática, aos alunos será oportunizado utilizar estratégias metacognitivas, com a finalidade de auxiliar na superação dos obstáculos que eles possam enfrentar na construção de conhecimentos sobre função quadrática. Parte-se do pressuposto que compreender estratégias metacognitivas permita ao discente o desenvolvimento da própria cognição e a reflexão sobre seus conhecimentos. Durante a pesquisa, será possível analisar a compreensão dos estudantes na resolução de problemas que envolvam Função Quadrática, bem como avaliar a contribuição dos conhecimentos prévios dos alunos em cada aula no processo de ensino e aprendizagem. Como teorização, têm-se os textos dos principais teóricos que fundamentam o objeto de estudo: Brousseau (2008), Cabral (2017), Flavell (1987) e Zabala (1998). Na abordagem metodológica, os sujeitos da pesquisa em questão serão os alunos de uma escola pública estadual do ensino médio, na cidade de Ribeira do Amparo – BA, que serão oportunizados por meio da sequência didática a refletirem sobre seu papel no contexto escolar, seus obstáculos de aprendizagem e a identificação através da metacognição dos instrumentos que os levarão a querer estudar de maneira prazerosa e significativa.