Banca de DEFESA: THIAGO DE CARVALHO MENEZES

DISCENTE: THIAGO DE CARVALHO MENEZES
DATA: 10/02/2022
LOCAL: PPGECIMA (via meet)
TÍTULO: INFLUÊNCIAS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: COMO OS CONHECIMENTOS SOBRE ATENÇÃO SELETIVA PODERIAM AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS?
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Química. Funções Orgânicas. Jogo didático. Atenção Seletiva.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos que a aplicação de um jogo didático baseado nos constructos da Neurociência Cognitiva, especificamente na função executiva atenção seletiva tem sobre as adaptações neurocognitivas de adolescentes estudantes do Ensino Médio em relação a aprendizagem do conteúdo Funções Orgânicas (FO). Desse modo, a investigação em tela, foi conduzida sob perspectiva metodológica da Engenharia Didática Clássica (EDC) proposta por Artigue (1998), que resultou, inicialmente nas análises prévias, concepção e análise a priori de uma Sequência Didática (SD) embasada nos fundamentos da Neurociência Cognitiva. Partindo desse entendimento, buscou-se aportes teóricos em autores como Luria (1979, 1980), Kandel (1991), Gazzaniga (2006), Lent (200 8, 2010) e Sternberg (2008, 2010), com o intuito de estudar as características da função cognitiva atenção, bem como, as influências internas e externas para a sua requisição. Com efeito, no contexto educacional, buscou-se inspiração nas pesquisas desenvolvidas por Cosenza e Guerra (2011) acerca dos fatores como “percepção”, “memória” e “atenção” na aprendizagem escolar. Nesse sentido, foi realizado um levantamento histórico e epistemológico com o objetivo de identificar os obstáculos que possivelmente estão associados aos problemas conceituais comuns aos discentes, dentre eles pode-se destacar: teoria contrária aos constructos paraceltista (OB1), teorias adversas à concepção de que o átomo era compreendido como entidade fundamental da matéria (OB2), dificuldade de representar as estruturas dos compostos a partir dos dados empíricos (OB3), entre outros. Nessa perspectiva, pôde-se salientar também que a compreensão do conteúdo FO, por parte dos alunos, tem se apresentado como tarefa difícil no Ensino Médio, visto que é possível notar à ausência de investimentos de cunho teórico e metodológico que proporcionem à aplicabilidade desses materiais didáticos no contexto de sala de aula. Por fim, destacase também que a estruturação da sequência didática baseou-se nas seguintes etapas: o campo de investigação e o público alvo, a revelação dos caminhos na resolução de questões, a determinação dos conhecimentos químicos prévios atrelados e supostamente disponíveis e a antecipação de possíveis empecilhos apresentados pelo s alunos durante a resolução das questões, tendo em vista, o tempo disponível para a realização da pesquisa, a disponibilidade e interesse dos voluntários do estudo, entre outros. Com efeito, os recursos utilizados destinados a coleta de dados foram diário de campo para os registros diários e testes. Os resultados da pesquisa apontaram que a associação de fatos e características das Funções Orgânicas com o cotidiano dos alunos, bem como, a utilização de recursos multissensoriais propiciaram maior empenho dos discentes e facilitar a consolidação e a evocação de memórias acerca das FO. A confecção de estruturas moleculares através do kit molecular proporcionou para a percepção e correção de erros oriundos das representações das fórmulas estruturais dos estudantes.

Presidente - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Interno - 072.782.026-55 - LUCAS DE PAULO LAMEU
Externo à Instituição - PAULO ROGERIO MIRANDA CORREIA
Interno - 2926781 - YZILA LIZIANE FARIAS MAIA DE ARAUJO