Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAROLINE SANTANA SANTOS
DATA: 29/11/2021
HORA: 19:00
LOCAL: https://meet.google.com/vqc-taqz-pse
TÍTULO: SABERES E FAZERES TRADICIONAIS: O BARCO-DE-FOGO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Educação escolar quilombola, ensino de Ciências, currículo, Barco de Fogo, saberes tradicionais, DCNEEQ, DCNERER.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como os saberes e fazeres da prática cultural do “Barco de Fogo” têm se constituído ou podem se constituir como temática do ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental I na Escola Estadual Quilombola Gilberto Amado (EEQGA). O EEQGA está localizado no quilombo urbano Porto D´Areia, localizado em Estância, estado de Sergipe. Como metodologia foi adotado o Estudo de Caso. Os dados serão coletados por meio da pesquisa documental e entrevistas. Na pesquisa documental serão analisados os seguintes documentos: Projeto Político Pedagógico da escola, Planejamento Anual da escola e Planejamento Anual da disciplina Ciências Naturais. As entrevistas serão realizadas, na forma remota, com lideranças da comunidade, gestora e professores(as) da escola e alunos(as). Observações serão realizadas se as condições sanitárias decorrentes Pandemia da COVID permitirem. Inicialmente foi realizado um mapeamento das publicações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no site da CAPES com os descritores: ensino de Ciências, Educação Escolar Quilombola e currículo. Foram encontrados 12 textos, desses destacamos quatro publicações: duas que analisaram o PPP das escolas quilombolas, mas não trataram da disciplina Ciências Naturais; uma na área de Matemática e, a última, que mais se aproximou do tema desta pesquisa. Essa pesquisa teve como objetivo compreender as aproximações e os distanciamentos identificados entre a proposta de contextualização do Livro Didático de Ciências da Natureza, do 6º Ano do EF Maior (EFM), utilizada em uma escola localizada em território quilombola sergipano e o exposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Esses dados nos permitem inferir que há carência de produção de conhecimento sobre o ensino de Ciências nas escolas quilombolas. Quanto ao Barco de Fogo é um patrimônio imaterial estanciano e sergipano. As primeiras leituras nos levam a inferência que Chico Surdo, nascido no bairro Porto da D´Areia, é o possível criador do Barco de Fogo. No que diz respeito aos saberes e fazeres sobre a prática cultural do Barco de Fogo defendemos que é fundamental que esses conhecimentos estejam no currículo dessa escolar.