A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Aceito
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYNARA MENEZES NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYNARA MENEZES NUNES
DATA: 23/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Campus São Cristóvão, São Cristóvão - SE
TÍTULO: O estado da arte da produção acadêmica brasileira sobre a integração das artes no ensino de ciências
PALAVRAS-CHAVES: Arte; Ciência; Ensino de Ciências
PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente dissertação propõe-se a discutir sobre a possibilidade de ensinar e aprender ciências, através de propostas interdisciplinares que aliem a ciência e a arte. Os objetivos são então compreender as relações que se fazem na produção brasileira sobre a integração da arte no ensino de ciências, de que maneira se discute essa relação e que tipo de circulação de conhecimento está acontecendo nessas distintas áreas. Assim está sendo realizado um Estado da Arte da produção de trabalhos brasileiros publicados na Base de Dados de Teses e Dissertações e nas Atas do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa de Ciências que versam sobre a integração entre Arte e Ciência para como propostas para o Ensino de Ciências. O método de análise adotado será realizado como em Slongo (2004), que se utilizou da interpretação de Da Ros (2000) para a análise das produções acadêmicas segundo o referencial de Ludwik Fleck. A partir das discussões dos resultados que serão ainda apresentados, pretende-se compreender como as discussões aqui propostas podem auxiliar no ensino das ciências, para desmitificar tal ensino e alcançar não só uma mera motivação dos discentes, mas um conhecimento ampliado sobre os fatos científicos, imbricados em sua cultura.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1694328 - WELLINGTON BARROS DA SILVA
Interno - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Externo ao Programa - 1552042 - ALEXANDRA EPOGLOU

Notícia cadastrada em: 13/09/2021 09:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2021 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r16418-219d26904e