Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELE COSTA FONSECA MENEZES

DISCENTE: DANIELE COSTA FONSECA MENEZES
DATA: 30/09/2021
LOCAL: google meet
TÍTULO: O ENSINO HÍBRIDO COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE CÁLCULO I AUXILIADA PELA PLATAFORMA KHAN ACADEMY
PALAVRAS-CHAVES: Educação Matemática. Ensino Híbrido. Tecnologia. Relação com o Saber. Cálculo Diferencial e Integral. Pesquisa-ação.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

Esta pesquisa pretende analisar os sentidos e significados estabelecidos por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Cálculo I, em um contexto de Ensino Remoto, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe- Campus Aracaju. Uma de nossas hipóteses é que além dos problemas relacionados aos conteúdos curriculares construídos e elaborados ao longo dos séculos e aqueles de dimensões metodológicas, os problemas em torno da disciplina de Cálculo I, também podem estar relacionados à postura que professores e estudantes estão assumindo diante dela. Assim, elaboramos a seguinte questão central para nossa pesquisa: Qual é a relação com o saber dos participantes da pesquisa professores e alunos com a disciplina de Cálculo I, por meio de intervenções realizadas no contexto do Ensino Remoto, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe- Campus Aracaju? Deste modo, examinaremos as relações desses participantes com o saber, buscando compreender as relações epistêmicas, identitárias e sociais desses sujeitos inscritos em um processo de aprendizagem. Neste sentido, para o alcance do objetivo, realizaremos através de um plano de ação, intervenções com a abordagem metodológica do ensino híbrido, pois ela, vem ganhando destaque nesse novo milênio, cuja concepção parte da junção de vários métodos e modelos de ensino aliados às TDIC, projetada para possibilitar uma formação mais completa, interativa e personalizada. Desse modo, levaremos em consideração a relação com o aprender Cálculo, com os colegas, com os professores, com eles mesmos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo de natureza aplicada cujo procedimento baseia-se na pesquisa-ação. Para captarmos estas relações, desenvolvemos um questionário com questões abertas e um Balanço do Saber. Para analisar os dados temos como aporte teórico os estudos da Relação com o Saber de Bernard Charlot (2000, 2005, 2006, 2012, 2013), Silva (2009), e a organização dos dados será baseada na Análise de Conteúdo Bardin (2016). Entende-se que as metodologias ativas em contextos híbridos, o aluno é considerado como um ser ativo e protagonista de sua história e aprendizagem, e o professor é um criador de estratégias de ensino que respeita os princípios pré-estabelecidos por ela, importantes para o desenvolvimento de seus estudantes, na relação com eles mesmo, com os outros e com o mundo, pois a vida é um processo de aprendizagem ativa, cheia de desafios e enfrentamentos.

Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - ENIO GOMES ARAUJO
Externo à Instituição - PATRÍCIA VERÔNICA NUNES CARVALHO SOBRAL DE SOUZA
Externo ao Programa - 1327544 - SINDIANY SUELEN CADUDA DOS SANTOS