Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REJANE SANTOS
DATA: 27/09/2021
HORA: 09:00
LOCAL: LEM
TÍTULO: Aritmética para ensinar: uma caracterização de saberes profissionais do professor partir de periódicos brasileiros (1890-1950)
PALAVRAS-CHAVES: Saberes profissionais. Aritmética para ensinar. Matemática do ensino
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
RESUMO:
Neste enredo é apresentado o resultado de uma proposta que teve como objetivo caracterizar uma aritmética para ensinar a partir de exemplares de revistas pedagógicas que circularam no Brasil entre os anos de 1890 e 1950.Como principais referenciais teórico-metodológicos, foram utilizados estudos que discutem a constituição dos saberes profissionais do professor, dentre os quais englobam os saberes a ensinar e para ensinar sendo eles Hofstetter e Schneuwly (2009) e Valente (2019), assim como foi adotado para o exame das fontes as categorias de análise (sequência, graduação e significado) apresentadas por Morais, Bertini e Valente (2021). Mediante as categorias os primeiros resultados do exame aos exemplares de revistas apontam a existência de uma sequência entre os anos de 1900 a 1940 nos conteúdos aritméticos, de modo que o ensino dos números vinha precedido das operações com o uso de algum objeto, sendo finalizados com o ensino das frações, além das noções das unidades de peso e medida. Sobre a graduação do ensino dos conteúdos aritméticos, foi constatado que os autores dos artigos orientavam o uso de materiais principalmente para o conhecimento dos números. Já para o ensino das frações, verifica-se que eram orientados a fazer referência a objetos, os quais pudessem ser divididos em partes iguais, assim como maçãs e laranjas.