Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA CRISTINA NUNES PINTO
DATA: 19/03/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma do google meet
TÍTULO: PERFIL SEMÂNTICO DA SALA DE AULA DE CIÊNCIAS
PALAVRAS-CHAVES: Ondas Semânticas; Teoria do Código de Legitimação; Interações Dialógicas.
PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
O presente estudo buscou analisar os perfis semânticos presentes nas interações dialógicas em sala de aula de uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental, em que ocorreu a aplicação de Rodas de Conversa orientadas pela metodologia FA²IA. Para a coleta dos dados, foram utilizados recursos de captação de áudio e vídeo. Com o intuito de promover a construção de ondas semânticas, a análise dos dados se deu por meio da utilização dos níveis semânticos Densidade Semântica e Gravidade Semântica, ambos derivados da Teoria do Código de Legitimação, com alguns elementos da Axiologia. Como resultado, foi identificado que as Rodas de Conversa, pelo modo como foram estruturadas e desenvolvidas, não permitiram a construção de ondas semânticas, tanto em relação à gravidade como em relação à densidade, mesmo apresentando fortes interações dialógicas entre os estudantes e entre os estudantes e a professora, porém foi possível observar que os valores estão inseridos nas relações em sala de aula.