Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LORENA DE QUEIROZ PIMENTEL
DATA: 09/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO: A Utilização dos Contos em Atividades Investigativas no processo de Ensino de Química: uma proposta para a promoção de capacidades do Pensamento Crítico
PALAVRAS-CHAVES: Contos, Atividades Investigativas, Capacidades de Pensamento Crítico.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
Esta pesquisa refere-se à construção de propostas didáticas, baseada no princípio da Design Research e está alinhada a três eixos temáticos: Contos no Ensino de Ciências, Atividades Investigativas e Pensamento Crítico. Para a produção e validação dos materiais didáticos estamos seguindo as seguintes etapas: i) entrevista com um professor de Ciências e preenchimento de questionários feitos pelos alunos afim de coletar possíveis temas problematizadores; ii) produção dos contos a partir dos temas coletados; iii) validação dos contos com especialistas externos ; iv) produção das Atividades Investigativas pensando em Capacidades específicas do Pensamento Crítico; v) validação de todo o material com especialistas internos, externos e com os alunos da escola onde foi realizado o levantamento das temáticas . Os resultados das validações serão analisados por meio da Análise de Conteúdo. Até o momento foi realizado o levantamento das temáticas e produção e validação com especialistas de um material Didático. Em seguida este material passará por validação em sala de aula e reelaboração. Também espera-se produzir pelo menos mais dois matérias educacionais seguindo os mesmos princípios de design. Percebeu-se até aqui que o material produzido tem grande possibilidade de mobiliar capacidades do Pensamento Crítico e ao final desta pesquisa espera-se produzir um material didático diferenciado que traga potencialidades no ensino de ciências e espera-se também que a inserção da literatura nas aulas de ciências possa facilitar a construção de sentidos para o que se aprende na escola contribuindo no processo de assimilação dos conceitos científicos de modo que este possua significância.