Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELKELANE DA SILVA PAIVA PIMENTA
DATA: 18/02/2020
HORA: 19:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: ESTUDO SOBRE INTERATIVIDADE NO CURSO DE MATEMÁTICA DA UAB/UFS
PALAVRAS-CHAVES: Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. Educação a Distância. Formação de Professores. Interatividade.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem oportunizado a educação novas perspectivas e possibilidades de ensino, como o crescimento exponencial da Educação à Distância, impulsionado através da internet. Por meio desta modalidade educacional muitos docentes são formados para inserção ou permanência na regência de classe. Nesta ótica, o objetivo deste trabalho é investigar a existência da interatividade no Curso de Matemática oferecido a distância pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) através da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para fundamentar a pesquisa foram referenciados autores como Belloni (2013), Silva (2012), Primo (2008), Machado Júnior (2011), dentre outros. A pesquisa foi realizada no Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem – AVEA, na plataforma Moodle do Centro de Educação Superior à Distância (CESAD) identificando questões de designer, recursos disponíveis e potencialidades existentes neste ambiente. Participaram da pesquisa alunos e tutores que utilizavam o AVEA no semestre que ocorreu a pesquisa. Os dados estão sendo analisados com base na análise de conteúdo e pretende-se revelar como ocorre a interatividade dentro deste AVEA utilizado para a formação de professores em Matemática. Com os resultados dessa pesquisa busca-se propor uma reflexão sobre a importância da interatividade nos AVEA e sua contribuição para o ensino e a aprendizagem em/de Matemática.