Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORA GUIMARÃES CRUZ SANTOS
DATA: 17/04/2012
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO CCSA
TÍTULO:
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES E PRÁTICAS.
Anos Iniciais – Formação Inicial – Pedagogia – Matemática – Profissionalização.
Este estudo busca contribuir para uma reflexão sobre os saberes necessários ao Professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e está inserido na Linha de pesquisa “Currículo, didáticas e métodos de ensino das ciências naturais e matemática do Núcleo de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - NPGECIMA da Universidade Federal de Sergipe – UFS.
Com o objetivo de analisar a formação de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental formadas na UFS entre 1993 e 2010 no que diz respeito aos componentes ligados à matemática e suas metodologias, relacionando esta formação com o desenvolvimento profissional das mesmas, a pesquisa qualitativa realizada foi um estudo de caso, que se utilizou de técnicas e fontes diversas: análise documental nos arquivos do colegiado do DED/UFS, entrevista a professoras formadoras de matemática do referido departamento e grupo focal com professoras graduadas em pedagogia na UFS no período estudado.
As análises realizadas foram baseadas nas pesquisas de Nóvoa, Tardif, Perrenoud, Charlot, Curi, DCN de Pedagogia, DCN do EF, LDB e Resoluções do CONEPE/UFS e educadores matemáticos brasileiros, e apontam para o fato de que essa é uma temática para a qual os educadores matemáticos brasileiros vêm voltando a atenção nas últimas décadas, preocupando-se especialmente com os conteúdos de matemática a serem trabalhados nesse nível de ensino, sendo que as pesquisas voltadas para a formação de professores ainda são escassas e que os estudos de matemática e da sua presença no currículo de formação em pedagogia do DED/UFS, vêm apresentando ganhos tanto quantitativos, quanto qualitativos, apesar de se aproximar da realidade nacional identificado pelos estudos de Curi (2004), com maior ênfase no “saber ensinar matemática” que no “saber matemática para ensinar”.