Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANOEL MESSIAS SANTOS ALVES
DATA: 17/08/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 6, Bloco B, DBI
TÍTULO: ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS E VULNERABILIDADE ÀS IST/AIDS: um estudo sobre desempenho escolar de adolescentes
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências, Educação em Saúde, Educação Básica, Desempenho escolar, Qsc
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO:
As novas perspectivas do processo de ensino e aprendizagem têm apontado a necessidade de construir instrumentos de avaliação escolar que contemple além do desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas, sobretudo as esferas afetivas e comportamentais. Assim, priorizamos neste estudo a discussão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) numa abordagem socioecológica da saúde, tendo em vista sua relevância para o empoderamento dos alunos atuantes no contexto sociopolítico e ecológico do qual fazem parte, bem como suas relações com a educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Nesse sentido, é importante considerar os aspectos socioeconômicos, culturais, ambientais e educacionais da saúde, tanto no âmbito individual quanto coletivo, na qual o uso de Questões Sociocientíficas (QSC) podem contribuir com essas perspectivas. Objetivamos nessa pesquisa, elaborar e validar um instrumento de avaliação inspirado nas QCS, que envolva aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais sobre à relação entre estilo de vida saudável e vulnerabilidade às IST/AIDS, para alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual de Aracaju-SE.