Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA RIVANUSIA SANTANA MOTA
DATA: 20/03/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 2 do Bloco A do Departamentpo de Biologia do CCBS, Campus São Cristóvão.
TÍTULO: O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: concepções docentes acerca da contextualização e de sua prática
PALAVRAS-CHAVES: Contextualização; Prática Docente; Ensino de Ciências; Formação de Professores.
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:
A escola é espaço onde somam-se experiências cotidianas e afetividade com os conteúdos formais, que possibilitarão ao aluno, tanto o desenvolvimento da solidariedade como a análise crítica dos conteúdos escolares, fundamentais para a construção de sua cidadania. A partir da premissa de que o ensino contextualizado pode favorecer tais aspirações, a presente pesquisa visa analisar se no processo de ensino de ciências, os professores dos anos iniciais estão se utilizando da contextualização e de que forma ou sob qual enfoque, isto está sendo feito. Para tal, investigam-se os professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) que lecionam nas escolas municipais de Nossa Senhora da Glória/Se. Optou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, utilizando-se no primeiro momento de questionários, seguido de entrevistas semiestruturadas para a obtenção das informações. As respostas foram categorizadas baseadas em Bardin (2011). Resultados indicam que o processo de formação inicial dos docentes dos anos iniciais não foi plenamente satisfatório para a atuação profissional da maioria dos docentes, na área das ciências. A prática docente, de maneira geral, busca relacionar aspectos cotidianos com os conteúdos escolares trabalhados. Porém, a insegurança quanto a aspectos relacionados à contextualização é presente, principalmente como forma de promover uma formação mais crítica dos estudantes. Espera-se que os resultados instiguem a reflexão acerca da formação inicial e continuada dos professores pedagogos no tocante à contextualização e aos conteúdos necessários para a prática de ciências.