Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSÉ DE RESENDE
DATA: 18/09/2017
HORA: 18:00
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática - DMA/UFS
TÍTULO: SABERES GEOMÉTRICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS DO IERB: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PERÍODO 1930 A 1970
PALAVRAS-CHAVES: Saberes geométricos. Formação de professores primários. Escola Normal. IERB.
PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo identificar quais e como eram prescritos os saberes geométricos para a formação de professores primários na Escola Normal em Sergipe (Instituto de Educação Rui Barbosa – IERB) no período de 1930 a 1970. Para isso, as fontes utilizadas foram documentos legais como Decretos, Leis, Regulamentos e Programas de Ensino. Foram consultados como referência: Valente (2013); Leme da Silva (2015) acerca do entendimento de saberes geométricos; Chervel (1990) sobre as constituintes e finalidades de uma disciplina. A pesquisa encontra-se em andamento, sendo inicialmente, examinadas fontes do período anterior ao da pesquisa, com o intuito de perceber e identificar quais e como se apresentavam os saberes geométricos na formação de normalistas no período anterior à década 1930. Em sequência, buscou-se apresentar as possíveis mudanças e continuidades no período de 1930 a 1970 acerca do ensino dos saberes geométricos na Escola Normal. Neste contexto, apresenta-se também um esboço histórico sobre o IERB e seu currículo no período em estudo. Esse primeiro exame, apresenta uma constatação de que os saberes geométricos já eram prescritos anteriormente nas matérias/disciplinas Desenho e Geometria, havendo conceitos similares aos prescritos no Curso Primário, mas também, outros com nível de aprofundamento, assemelhando-se aos saberes geométricos prescritos em nível propedêutico.