Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAQUINA BARBOZA MALHEIROS
DATA: 27/09/2017
HORA: 10:00
LOCAL: a definir
TÍTULO: EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA PARAENSE
PALAVRAS-CHAVES: Educação intercultural. Ensino de Ciências. Educação do Campo. Escola ribeirinha/ extrativista.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
A presente pesquisa tem o objetivo geral de analisar na perspectiva intercultural os limites e as possibilidades para a proposição do ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental Maior, em uma Escola Ribeirinha do Estado do Pará. Para isto, busca-se: a) analisar o ensino de Ciências Naturais, no Ensino Fundamental Maior, proposto na escola, contrastado com as orientações oficiais e as produções científicas que fundamentam a modalidade de ensino Educação do Campo e o ensino de Ciências; b) Identificar alguns pressupostos que fundamentam ou possam fundamentar o ensino de Ciências Naturais na perspectiva de educação Intercultural; c) Identificar limites e possibilidades para o ensino de Ciências Naturais, no Ensino Fundamental Maior, nessa realidade escolar, na perspectiva de educação intercultural. A pesquisa possui abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso etnográfico, as técnicas de coleta de dados são entrevistas, análise documental e observações. A investigação é realizada em uma escola ribeirinha localizada da Ilha das Cinzas, no município do Gurupá pertencente ao arquipélago do Marajó, Estado do Pará, na qual foram realizadas observações e entrevistas com os moradores da comunidade, com professor de Ciência e direção da escola. Com esta pesquisa foi possível conhecer mais sobre a realidade dos povos ribeirinhos, registrando um pouco das suas histórias, suas lutas, conhecendo sobre o processo educacional, possibilitando analisar quais os limites e as possibilidades para a inserção da perspectiva de educação intercultural no Ensino de Ciências nesse contexto de escola ribeirinha, como possibilidades para a realidade educacional de uma escola do campo.