Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLÁUCIA DIAS SANTOS
DATA: 12/09/2016
HORA: 16:30
LOCAL: NPGECIMA
TÍTULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A AÇÃO DOCENTE DO TUTOR A DISTÂNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CESAD/UFS
PALAVRAS-CHAVES: Tutor a distância. Ação docente. Licenciatura em Matemática
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:
O presente trabalho apresenta o resultado preliminar de uma pesquisa que teve como objetivo investigar como se dá à ação docente do tutor a distância do curso de Licenciatura em Matemática do CESAD/UFS, uma vez que esse profissional é um agente fundamental no processo de ensino-aprendizagem na Educação a Distância. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou compreender como o tutor auxilia os alunos na aquisição do conhecimento específico, sem desempenhar o papel principal no processo de ensino, bem como a participação do tutor no processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes e por fim, compreender a participação do tutor nas atividades, enquanto mediadores e facilitadores da aprendizagem. Para isso, foi adotado como método para coleta de dados o uso de questionário com perguntas abertas e fechadas. Adotamos como referência, autores como Mill (2010), Belonni (2001 e 2008) e Rito e Bruno (2010). Além destes autores, foram feitas pesquisas em trabalhos acadêmicos, Portarias, Legislação e no portal do Ministério da Educação. A partir da pesquisa realizada foi possível detectar que há divergências entre os tutores com relação a seus papais no ensino a distância EaD e unanimidade com relação a aprendizagem dos alunos, onde ambos consideram a aprendizagem nos curso de matemática como frágil. Além disso, foi possível detectar que a docência no curso de Licenciatura em Matemática do CESAD/UFS, acontece de forma mesclada, ou seja, o tutor “não exerce” sua função de forma coerente devido à falta de procura dos alunos para auxilia-los nas atividades.