Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRAMI BILA DA SILVA
DATA: 22/08/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de reunião do PPGECIMA
TÍTULO: LIBRAS COMO INTERFACE NO ENSINO DE FUNÇÕES MATEMÁTICAS PARA SURDOS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS NARRATIVAS
PALAVRAS-CHAVES: Funções Matemáticas; Didática; Libras
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:
Esta pesquisa tem como objetivo descrever as narrativas em Libras de termos matemáticos construídas por alunos surdos, pois como afirma Barthes (1976) as narrativas estão aí como a vida, faz parte do dia a dia de cada ser humano e de suas ações. Para investigá-las toma-se como fundamentação teórica as propostas de Labov (1967), (1997) e Perroni (1992) que veem a narrativa como método de recapitular linguisticamente experiências passadas. Foram consultados outros autores como Santaella (2001), Scheffer (2001) e Luz (2013) dentre outros que pontuam os aspectos linguísticos organizador do discurso e comunicativo delas. Concentrou-se principalmente na viabilidade didático-pedagógicas das narrativas por serem verossimilhantes a realidade de ensino e estarem repletas de significados e reinterpretações, conforme afirmam Brunner (1991), Kenski (1994) e Cunha (1997). Por isso, optou-se por estudo de caso qualitativo, com as técnicas da observação e entrevista (GIL, 2008), (CHIZZOTTI, 1998) dentre outros. Para análise e interpretação escolheu-se a análise de conteúdo de Bardin (1977).