Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIA CRISTINA ROCHA PARANHOS
DATA: 02/08/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 6, bloco B, DBI
TÍTULO: Relações entre habilidades socioemocionais e inovação para alguns licenciandos em Ciências Biológicas
PALAVRAS-CHAVES: Habilidades Socioemocionais, Fromação de professores de Ciências, Inovação
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução
RESUMO:
Compreendemos que o conceito de Habilidade Socioemocional leva em conta como o indivíduo consegue refletir sobre suas emoções quando precisa tomar decisões. É, portanto, uma capacidade reflexiva de lidar com as emoções e potencializar características ímpares do seu eu. Tais habilidades, são construídas por uma extensa e complexa rede de conhecimentos e comportamentos relacionados ao sucesso ou ao fracasso de um empreendimento, que visa inovar no campo educacional. Nesse sentido, propomos compreender as relações entre inovação e habilidades socioemocionais segundo alguns graduandos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe. O trabalho está organizado em duas fases: na primeira, exploratória, foram identificados alguns casos episódicos, observados em um minicurso que tratava da questão das habilidades socioemocionais, do qual participaram alguns alunos dessa licenciatura; em um segundo momento, foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas, gravadas, transcritas e analisadas a partir de cinco categorias apriori, equivalentes às cinco dimensões dos domínios de personalidade, a saber: 1) abertura a novas experiências, 2) Consciência, 3) Extroversão, 4) Cooperatividade e 5) Estabilidade Emocional. Dentre os resultados preliminares encontrados, percebemos que durante o minicurso, os discentes expressaram suas habilidades socioemocioanais ainda que timidamente, uma vez que apresentaram dificuldades em falar de características próprias, internalizando suas emoções. Além disso, foi possível compreender que as habilidades: abertura a novas experiências, consciência e estabilidade emocional, a partir dos discursos dos entrevistados, remetem diretamente ao desempenho satisfatório ou insatisfatório, dentro do que é requerido como habilidade técnica, pelo currículo, aos futuros licenciandos. Enquanto que extroversão e cooperatividade, remetem a socialização dos indivíduos quanto as relações pessoais, não necessariamente ao desempenho acadêmico satisfatório.