Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLÁUCIA BOMFIM BARBOSA BARRETO
DATA: 27/08/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Estudos do PPGECIMA
TÍTULO: O ensino de matemática através de jogos educativos africanos: um estudo de caso em uma turma de educação de jovens e adultos (EJA) de uma escola municipal de Aracaju
PALAVRAS-CHAVES: aprendizagem matemática, Educação de jovens e adultos (EJA), jogo africano da família Mancala (Ouri)
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos de uma turma do 1º ciclo da Educação de jovens e adultos (EJA) de uma escola municipal de Aracaju (SE), localizada no centro da cidade, em que foi aplicado um jogo africano da família Mancala como estratégia de ensino e aprendizagem matemática, bem como possibilidade ao cumprimento da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todo Currículo Escolar, objetivando analisar de que maneira os jogos educativos da família Mancala, especificamente o “Ouri” interferem no processo de aprendizagem Matemática (nas operações básicas de adição, subtração e multiplicação) e se propiciam o conhecimento, a valorização da cultura Africana e o fortalecimento das relações étnico-raciais dos alunos. Várias pesquisas apontam que a Matemática é considerada muitas vezes uma disciplina difícil pelos alunos, ao mesmo tempo em que estes reconhecem a grande importância de se compreendê-la de forma a utilizá-la em seu cotidiano. Metodologicamente, esta pesquisa se insere em um estudo de caso, com intervenção pedagógica, realizando-se numa abordagem qualitativa. Considerando que foi utilizada a abordagem quantitativa para a análise do perfil dos alunos. Os sujeitos da pesquisa foram os jovens e adultos matriculados no 1º ciclo desta unidade de ensino, na modalidade de ensino da EJA. Recorremos também à coordenação geral e pedagógica da escola para a realização de um questionário em relação ao funcionamento e dados da Instituição de ensino. Vale ressaltar que os sujeitos principais da pesquisa são os alunos. Para a coleta de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas e aplicação de exercícios em relação ao assunto matemático explorado com os alunos antes e depois da intervenção pedagógica; intervenção pedagógica; análise do diário de campo e observação livre.