Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 15/05/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de estudos NPGECIMA
TÍTULO: ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE CONDUTIVIDADE ELETROLÍTICA: UMA ABORDAGEM DA QUÍMICA COM BASE EM UMA PROPOSTA CTSA
PALAVRAS-CHAVES: Atividade experimental; Cidadania; CTSA.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO:
Uma educação química à luz de CTSA vai além da importância do entendimento de ciências na fundamentação das inovações, tecnologias, descobertas, pois, possibilita um estudo da química interligado com as ações do homem na sociedade bem como as implicações dessas práticas ao meio ambiente. Nesse aspecto focalizamos a experimentação como uma ferramenta relevante para que os alunos aprendam Química relacionando teoria e prática na construção e entendimento de conceitos cientifico utilizando-se para tanto materiais de baixo custo e fácil acesso além de evidenciar o descarte de resíduos. Apresenta como objetivo analisar e entender a prática experimental em Química relacionando-a com a política CTSA tentando formar alunos em cidadãos ativos e participativos, uma vez que o entendimento dos conceitos químicos está vinculado ao exercício da cidadania e não isoladamente. Segundo Kunh (2007), o aluno poderá compreender que o conhecimento científico se constrói de forma livre e inusitada modificando concepções distorcidas e incompletas desvinculadas do ambiente natural em que vivemos. Constituída de metodologia qualitativa- quantitativa, a pesquisa tem como respaldo teórico a política CTSA na qual o estudo de Química não deve limitar-se a conceitos químicos, como também aos aspectos de ordem social, politica, econômica e ambiental. A mesma ocorreu em duas escolas da rede pública de Aracaju em turmas do segundo ano do Ensino Médio, na qual a produção de dados se deu com leitura de texto, aula experimental e aplicação de avaliações de sondagem e final. Assim, centralizamos as atividades experimentais de Química como proposta de investigar o conteúdo cientifico a partir da observação dos alunos no decorrer das atividades propostas, interação e diálogo da pesquisadora com os discentes, visando à formação de cidadãos com ações e decisões conscientes na sociedade em que vivemos.