Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVERTON DA PAZ SANTOS
DATA: 30/03/2015
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE ESTUDOS DO PPGECIMA
TÍTULO: Concepções dos licenciandos em Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a contextualização crítica numa perspectiva de ensino CTS
PALAVRAS-CHAVES: Contextualização Crítica, CTS, Formação de Professores, Análise Textual Discursiva.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Este trabalho se propõe a investigar as concepções de um grupo de licenciandos em Química da Universidade Federal de Sergipe, sobre contextualização crítica numa perspectiva CTS para formação da cidadania, a partir de uma leitura de referenciais que se comprometem com esta abordagem. Além disso, avaliar o que ficou destas leituras realizadas, a partir da análise e leitura da produção textual dos licenciandos, diante das concepções manifestadas e dos discursos apoiados na Análise Textual Discursiva apontada por Moraes e Galiazzi(2011). Para tanto, foram selecionados três artigos que se complementavam, tendo como autor principal Santos (2007; 2008) e Santos et al (2010), após as leituras dos artigos, os licenciandos produziram um texto e responderam um questionário que discorria sobe a contextualização e o ensino CTS. Os resultados obtidos revelaram a criação de categorias a priori e categorias emergentes a partir da análise dos dados coletados, sendo possível enquadrar e categorizar os discursos destes, apontando para um avanço ainda um pouco tímido na formação dos licenciandos, uma vez que, a prática da leitura e escrita é pouco valorizada na graduação.