Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARAH SUELY NASCIMENTO FONSECA
DATA: 08/08/2014
HORA: 15:00
LOCAL: NPGECIMA
TÍTULO: TEATRO CIENTÍFICO: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Teatro científico, Ensino, Aprendizagem, Física
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
Nesta pesquisa, o teatro científico foi utilizado como proposta metodológica para o Ensino de Física na segunda série do Ensino Médio. A motivação para este estudo parte do entendimento que, por meio de fundamentação teórica, citações e pesquisas de campo, é observado que os conceitos científicos trabalhados de forma rígida e mecanizada podem não ser suficientes para a promoção de uma aprendizagem satisfatória, considerando-se o público desta série. É apresentada uma metodologia que permite um aprendizado de Física que seja importante para o trabalho e a vida dos alunos, favorecendo habilidades, conhecimento e competências anexadas à busca de valores, onde a interpretação, atuação e percepções contribuam para o desenvolvimento moral, pessoal. É proposto, então, o teatro com abordagem sobre história da Física, junto a outras formas de artes como a dança e paródia, como elementos norteadores na pesquisa. Esses fizeram parte das ações relacionadas à abordagem proposta. Os resultados do estudo possibilitaram atividades de ensino e aprendizagem dinâmica e participativa, que foram consideradas como pertinentes para a aplicabilidade no cotidiano das aulas de física.