Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONEL RICARDO MACHADO MENESES
DATA: 27/05/2014
HORA: 09:30
LOCAL: LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA
TÍTULO: Representações mobilizadas nas turmas de 1º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe no ensino de função afim e quadrática
PALAVRAS-CHAVES: Registros de Representação Semiótica, Livros Didáticos, Ensino de Função
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta pesquisa investiga as representações matemáticas mobilizadas por alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS) durante o ensino de função afim e quadrática. Para tanto, o estudo embasa-se na teoria dos registros de representação semiótica de Duval (2001, 2009, 2010), bem como nos parâmetros e orientações curriculares nacionais publicadas em Brasil (1999, 2002, 2006) e toma como fonte o livro didático Matemática: Contexto & Aplicações de dante (2010) adotado nas turmas participantes da pesquisa, as fotocópias dos cadernos de quatro (04) alunos e sessenta e um (61) protocolos de uma sequencia de atividades desenvolvida com os sujeitos do estudo. Com base nos dados coletados e seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa de Lüdke e André (1986) e os princípios da análise de conteúdo de Bardin (2010) conclui-se que ocorre a mobilização em larga escala do registro algébrico, tanto nas atividades de tratamento quanto de conversão. Além disso, constata-se uma expressiva dificuldade na mobilização do registro gráfico durante as transformações realizadas pelos discentes.