Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVANA SILVA SANTOS
DATA: 28/02/2013
HORA: 09:00
LOCAL: SALA II DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
TÍTULO:
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O(S) USO(S) DE CALCULADORAS E COMPUTADORES POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ARACAJU-SE
Computador. Calculadora. Professores de Matemática.
Neste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar se e como os professores de Matemática da rede estadual de Aracaju utilizam o computador e a calculadora para abordar conteúdos matemáticos. Para isso, inicialmente selecionei catorze escolas estaduais distribuídas pelas cinco zonas de Aracaju, o critério utilizado para escolha foi aquelas que fossem beneficiadas pelo ProInfo - Programa Nacional de Tecnologia Educacional, por considerar que esse programa dá condições de trabalho ao professor que quer utilizar o computador já que disponibiliza os laboratórios de informática e oferece cursos de formação aos professores interessados. Após a seleção das escolas escolhi dois professores de cada uma dessas instituições, um do ensino fundamental e outro do ensino médio. Foram realizadas vinte e sete entrevistas semiestruturadas. Como sustentação teórica, foram adotados autores como Fedalto (2006), Carneiro (2008), Borba e Penteado (2010) e Canavarro (1993) para analisar os tipos de usos que os professores fazem da calculadora e do computador, D’Ambrósio (1989) para identificar possibilidades de “como” ensinar Matemática e Fiorentini e Lorenzato (2006) que contribuiu com o entendimento de Educação Matemática. Um dos resultados obtidos é que a maioria dos professores utiliza o computador e a calculadora para abordar conteúdos matemáticos. Sendo que o computador e a calculadora são utilizados predominantemente como recursos. Em particular, o computador foi utilizado por professores e alunos, muitas vezes como elemento de motivação e enquadrado em velhas práticas. Já a calculadora foi utilizada na maioria das vezes como instrumento de calcular.