Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSILAINE GOMES DE SANTANA COSTA
DATA: 14/12/2012
HORA: 10:00
LOCAL: NPGECIMA
TÍTULO:
Avaliação, Mapas Conceituais, Ensino de Física.
Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tipo revisão sistemática sem metanálise, realizada em diversas revistas nacionais e internacionais e nas atas da conferência internacional sobre Mapas Conceituais (MC) com o objetivo de buscar trabalhos que utilizam MC como ferramenta de avaliação e que estabelecem critérios para avaliar os mesmos. O objetivo de utilizar mapas conceituais consiste em verificar a aprendizagem dos alunos com relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula, obtendo informações sobre o que eles aprenderam de forma significativa, quais conceitos não foram aprendidos ou se foram aprendidos de forma incorreta e verificar se eles conseguiram fazer as relações dos novos conceitos com os conhecimentos já existentes na sua estrutura cognitiva. Foi possível observar através deste estudo que há um número significativo de trabalhos, um total de 30, que utilizam mapas conceituais como avaliação em diferentes áreas e com diversas metodologias, porém há pouca preocupação dos autores em criar critérios qualitativos e quantitativos para verificar se os mapas elaborados pelos alunos atingiram os objetivos desejados. Percebemos que a maioria dos autores fez apenas uma análise qualitativa para verificar a validade dos conceitos presentes nos mapas dos alunos.