Banca de DEFESA: ODEANNY VITÓRIA AZEVEDO LIMA

DISCENTE: ODEANNY VITÓRIA AZEVEDO LIMA
DATA: 28/02/2024
LOCAL: Mini auditório do CCBS
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE CRISTAIS LÍQUIDOS CONTENDO α-BISABOLOL PARA TRATAMENTO DE FERIDAS DIABÉTICAS
PALAVRAS-CHAVES: diabetes mellitus, cristal líquido, α-bisabolol, nanotecnologia farmacêutica
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Resumo: O Diabetes Mellitus é uma doença crônica caracterizada por hiperglicemia, decorrenteda deficiência da produção ou ineficácia da ação do hormônio insulina. Uma das complicaçõesmais frequentes relacionadas a esta patologia é a menor agilidade do processo de cicatrização, oque pode levar ao desenvolvimento de feridas crônicas que se não tratadas podem geraramputação de membros. O α-bisabolol é um álcool sesquiterpênico monocíclico, que possuidiversas atividades biológicas tais como antiinflamatória, antimicrobiana, antialérgica,
antisséptica, antioxidante, gastroprotetora, neuroprotetora e cicatrizante. Dessa forma, o α-bisabolol pode ser um ativo promissor para o desenvolvimento de alternativas terapêuticas no
tratamento de feridas diabéticas. Contudo, a seleção do veículo é extremamente importante para agarantir a segurança, eficácia e estabilidade de uma formulação contendo este ativo. Cristaislíquidos são mesofases intermediárias entre o estado sólido e líquido que podem ser administradosem diversas vias, inclusive a cutânea. Esses sistemas são capazes de veicular compostoshidrofílicos e lipofílicos e promover a liberação sustentada de fármacos, além de apresentaremviscosidade mais elevada, facilitando sua administração na pele. Assim, o objetivo desse estudo édesenvolver sistemas líquidos cristalinos contendo α-bisabolol para o tratamento de feridasdiabéticas. Cristais líquidos contendo α-bisabolol foram obtidos por diagrama de fases ternário ecaracterizados por microscopia de luz polarizada, análise do perfil reológico e espalhamento deraios-X a baixo ângulo. As formulações selecionadas foram também analisadas mediante ensaiosin vitro de liberação e permeação cutânea utilizando células de franz. Como resultados foramselecionados 3 sistemas transparentes de baixa, média e alta viscosidade: F1, F2 e F3,respectivamente. A partir da caracterização por microscopia de luz polarizada, a amostra F2mostrou anisotropia característico de mesofases hexagonal. Já as amostras F1 e F3 foramisotrópicas. A partir dos resultados obtidos pela análise de perfil reológico, notou-se que a relaçãodos valores do módulo de armazenamento com o tipo de formulação avaliada foi compatível comresultados esperados, sendo os valores de G’ em F3 > F2> F1. No ensaio de espalhamento deraio-X a baixo ângulo foi confirmado que as formulações F2 e F3 correspondem a cristaislíquidos, enquanto a formulação F1 parece corresponder a um sistema precursor de fases. Noensaio de liberação foi demonstrado que as formulações são capazes de promover liberaçãosustentada enquanto no ensaio de permeação constatou-se que o ativo não foi capaz de ultrapassara barreira da pele íntegra. Como ensaios posteriores, será realizado o ensaio de migração de células em fibroblastos, além de também, determinar a atividade in vivo das formulações desenvolvidas utilizando um modelo experimental de Diabetes Mellitus, induzido pela estreptozocina em ratos Wistar e serão observados os efeitos da formulação testada na aceleração do processo de cicatrização nas feridas diabéticas.

Presidente - 1686032 - ANA AMELIA MOREIRA LIRA
Externo ao Programa - 3374694 - GUILHERME RODOLFO SOUZA DE ARAUJO
Interno - 2027473 - MARCELO CAVALCANTE DUARTE

Notícia cadastrada em: 22/02/2024 10:24