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Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO MENEZES SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO MENEZES SANTOS
DATA: 08/02/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Aula Profº. José Alexandre Felizola Diniz
TÍTULO: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO e suas (re) configurações: campo-cidade
PALAVRAS-CHAVES: Produção do espaço; relação campo x cidade; educação; LDB; reordenamento do trabalho.
PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO:

A presente Qualificação de Tese de Doutorado objetiva refletir sobre as Leis de Diretrizes e Bases da Educação, e seu direcionamento no processo da acumulação e produção do espaço.A lógica da acumulação tem sido a tônica da prática econômica desenvolvida desde o período colonial no Brasil.A necessidade de instrução, na estrutura oligárquica, não era prioridade do Governo. As forças do capital via burguesia industrial sedimentaram a estrutura urbana como lócus de toda operacionalização econômica e política, a partir de 1930. Assim, as principais relações de comando vão ser delineadas a partir da cidade sob a tutela da indústria, que passa a ser determinante nas relações econômicas da sociedade brasileira, na singularidade daLei de Diretrizes e Bases - (LDB) 4.024/61. A sua estruturação refletia as demandas dos aspectos econômicos e políticos do modelo agrário-exportador e do modelo urbano industrial. Nessa direção vem sendo discutido,a funcionalidade do Estado no contexto da estruturação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nos processosdas(re) configurações da divisão social e territorial do trabalho, a partir da realidade concreta do campo brasileiro,na atual conjuntura política/sócio/econômica. Entende-se que no campo, essa lógica tem se expandido nas últimas décadas com o agronegócio,intensificando no campo a extração do mais valor. A pesquisa em andamento tem como fundamento o método do materialismo histórico dialético. A perspectiva histórica é condição explicativa da realidade, na leitura das relações sociais e de produção, nas diferentes escalas geográficas, tendo a totalidade como categoria central analítica da realidade concreta. Para o desenvolvimento da referente pesquisa tem sido realizados levantamentos em fontes primárias e secundárias, leituras reflexivas crítica em livros, jornais, teses, dissertações, monografias, periódicos, artigos etc. Tem como direção conclusiva que o Estado funcional ao capital tem estruturado a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB como modelo(s) de desenvolvimento econômico (re)configurando formas de trabalho, que tem acentuado o urbano/cidade, em detrimento do rural/campo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 154.911.375-53 - ALEXANDRINA LUZ CONCEICAO
Externo ao Programa - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA
Externo à Instituição - RAIMUNDA ÁUREA DIAS DE SOUSA

Notícia cadastrada em: 18/01/2019 11:49
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