Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE MOTA MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE MOTA MENEZES
DATA: 26/03/2024
LOCAL: Virtual
TÍTULO: Disposições e capacidades de pensamento crítico mobilizadas por meio da aprendizagem baseada em problemas
PALAVRAS-CHAVES: Enquadramento Teórico ABP e Pensamento Crítico; Casos Investigativos em propostas PBL; Disposições como alcance do PBL.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Este texto tem propósito de apresentar os resultados parciais do Projeto de Pesquisa que tem o objetivo compreender as atitudes e as capacidades de Pensamento Crítico (PC) mobilizadas em estudantes de graduação por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) no contexto de aplicação do método na Universidade Federal de Sergipe Campus do Sertão. A questão central tem como perspectiva colocar em discussão o potencial mobilizador de capacidades por meio do PBL, colocando em investigação a partir de um estudo de caso as atitudes e capacidades mobilizadas na prática no contexto do campus do sertão. Além disso, fazer reflexões sobre o papel do professor na promoção dessas capacidades. Para tanto, esta investigação parte da construção e validação de um instrumento que estabeleça relações entre o PBL e o PC, seguido de um processo de validação de um caso investigativo visando problematizar quais atitudes e capacidades foram mobilizadas em uma aplicação baseada nos sete passos do PBL. Os cinco primeiros passos do PBL são: leitura do problema, esclarecimento de termos desconhecidos, elaboração de questões propostas pelo problema, elaboração de hipóteses explicativas, produção de resumo e definição dos objetivos de aprendizagem. Nesses passos espera-se que sejam promovidas capacidades principalmente de clarificação elementar e estratégias e táticas, por exemplo, focar em uma questão, fazer e responder perguntas de clarificação. Já nos dois últimos passos, estudo individual e fechamento (rediscussão do problema após estudo individual) espera-se que sejam promovidas capacidades de clarificação elementar, suporte básico, inferência, clarificação elaborada e estratégia e táticas, por exemplo, analisar argumentos, avaliar credibilidade de fontes, fazer a avaliar juízo de valor, identificar assunções, interagir com os outros. Os resultados preliminares, oriundos da análise de duas turmas, apontam que o PBL cria um ambiente favorável para a mobilização de atitudes e promoção de capacidades de pensamento crítico, como focar em uma questão, interagir com os outros, analisar argumentos, decidir sobre uma ação, entre outras. Vale destacar que o professor, além do papel de facilitador/tutor, deve assumir o papel de garantidor da mobilização de atitudes que os alunos não consigam mobilizar sozinhos, por exemplo, a capacidade de interagir com os outros, em que uma das turmas não mobilizou atitudes para promoção dessa capacidade, podendo o professor agir para garantir a mobilização.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Externo à Instituição - RUTH NASCIMENTO FIRME
Externo à Instituição - ANA MARLI BULEGON