Notícias

Banca de DEFESA: BARBARA FRANCA BARCELLOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BARBARA FRANCA BARCELLOS
DATA: 30/07/2019
HORA: 17:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO CCSA/UFS
TÍTULO: COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE ESTUDANTES EM FORMAÇÃO COM O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca universitária. Comportamento informacional. Metodologias ativas. Bases de dados. Levantamento bibliográfico.
PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO:

As metodologias ativas têm por finalidade incentivar o aluno a aprender de maneira autônoma e participativa. A UFS adota em todos os seus cursos da área da saúde, no Campus de Lagarto, essa metodologia e, tendo em vista as dificuldades de pesquisa apresentadas pelos estudantes em formação com o uso do PBL, essa pesquisa teve, como objetivo geral, a partir dos resultados obtidos, apresentar propostas de como melhorar as competências e habilidades para a autonomia em pesquisa de estudantes universitários em formação que utilizam as metodologias ativas de ensino aprendizagem no campus de Lagarto. Os dados da pesquisa apontam dificuldades quanto ao acesso às fontes específicas (bases de dados e tipos de estudos específicos) da área de atuação e de habilidades para realizar estratégia de busca, com o uso dos operadores booleanos, descritores e filtros de pesquisa. A pesquisa apresentou, como proposta de intervenção, um tutorial de pesquisa online para auxiliar na realização de buscas bibliográficas. Com esse produto, a pesquisa também alcança o terceiro objetivo específico, o de contribuir para ampliar as habilidades e competências dos alunos nos recursos de informação para tomadas de decisão. O estudo caracteriza-se como pesquisa ação e pesquisa exploratória. Utilizou-se um questionário para levantamento do grau de dificuldade de busca por informação em bases de dados, configurando assim como abordagem quali-quantitativa. O local da intervenção ocorreu na Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Antônio Garcia Filho, localizada no município de Lagarto/SE.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1648282 - FLAVIA MARCIA DE OLIVEIRA
Interno - 1709185 - JANAINA FERREIRA FIALHO COSTA
Presidente - 2939765 - TELMA DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 24/07/2019 18:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2019 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r8356-cee50ed3b