A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: PAMELLA MENEZES TEODOSIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAMELLA MENEZES TEODOSIO
DATA: 04/04/2024
HORA: 13:00
LOCAL: Miniauditório do Proec
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO UTILIZANDO BLOCOS DE MONTAR COM ENCAIXE PARA O ENSINO DA ECONOMIA CIRCULAR NA GESTÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
PALAVRAS-CHAVES: Economia circular; jogos; construção; o uso de blocos de montar; ensino; aprendizagem.
PÁGINAS: 191
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Construção Civil
ESPECIALIDADE: Processos Construtivos
RESUMO:

A sustentabilidade vem ganhando espaço nas discussões de diversos setores, apresentando-se como uma maneira de reduzir os problemas ambientais, e a construção civil é um desses. Sendo assim, tornam-se necessários estudos que desenvolvam formas de realizar as atividades da construção com diminuição ou escassez destas ações degradantes. Em virtude disso, vem sendo discutida a economia circular. Como forma de inserção deste assunto no ambiente acadêmico, tanto para profissionais em formação quanto aos que já estão no mercado de trabalho, pode-se fazer uso de jogos, que funcionariam como uma ferramenta de metodologia ativa. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo construir e aplicar um jogo didático para o ensino da temática “Economia Circular na Gestão da Construção”. Para isso, foi desenvolvida um método baseado no Design Science Research, com Mapeamento Sistemático da Literatura, pesquisa bibliográfica, elaboração e aplicação de formulários durante observação indireta de jogos didáticos para maior conhecimento sobre os jogos de aprendizagem, como também a pesquisa de elementos essenciais para a construção de jogos deste tipo, elaboração de jogo, aplicação e validação do artefato. A parte final da metodologia consistiu na descrição do jogo desenvolvido, a aplicação do mesmo e de questionários pré e pós dinâmica para observação do processo de aprendizagem para os discentes e de ensino para os docentes. Acerca dos resultados, percebeu-se uma não consciência dos participantes sobre a questão dos resíduos e de ações que promovem a sua redução, bem como o foco na vitória sobrepondo a boa elaboração da atividade, além de diversas percepções que puderam ser absorvidas no período de observação que foram inseridas na construção do jogo. Esse processo permitiu a construção de um jogo didático conciliando o aprendizado da gestão da construção com a economia circular, fazendo o uso de blocos de montar com encaixe e que possa ser aplicado para treinamento ou ensino. A respeito da comparação entre os questionários antes e depois da dinâmica, pode-se perceber que alguns professores não compreendiam como o contexto da economia circular poderia estar presente na sua disciplina e, através do jogo, puderam compreender na prática. Quanto aos discentes, os questionários mostraram uma diferença de aproximadamente 30% nas respostas acerca do conhecimento dos R’s da sustentabilidade antes e depois do jogo, e de 50% quando comparado o entendimento sobre a economia circular. Sendo assim, os resultados apontam que o jogo contribuiu para a aprendizagem dos assuntos trabalhados pela economia circular, o que mostra a sua eficácia como ferramenta de metodologia ativa para o ensino. Espera-se então que possa ser incorporado no contexto acadêmico, bem como possa ser alterado para abordar novas disciplinas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2496157 - DEBORA DE GOIS SANTOS
Interno - 3306396 - RUI BARBOSA DE SOUZA
Externo ao Programa - 1087020 - CLEITON RODRIGUES DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - SÉRGIO FERNANDO TAVARES

Notícia cadastrada em: 26/03/2024 15:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19295-ad7fbbb3d7