Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO DE JESUS SOUZA
DATA: 07/06/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 402 da Didática 7 (presencial) e sala virtual - https://meet.google.com/fon-tuup-fdt
TÍTULO: As simulações educacionais no ensino de física: aplicando uma UEPS sobre a primeira lei da termodinâmica utilizando a abordagem POE
PALAVRAS-CHAVES: Termodinâmica; simulações; engajamento; aprendizagem significativa.
PÁGINAS: 146
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
A termodinâmica integra o estudo das leis que regem as relações entre calor, trabalho e outras formas de energia, sobre tais conceitos os alunos do ensino médio apresentam concepções alternativas que nem sempre condiz com a explicação científica dos termos, o que dificulta a aprendizagem e torna o Ensino de Física mais desafiador. Desse modo, o uso de técnicas de ensino mais colaborativos que permitam a participação ativa dos estudantes é uma maneira de elevar os níveis de aprendizado. Em vista disso, este trabalho teve por objetivo investigar a evolução conceitual sobre a primeira lei da termodinâmica dos alunos do 2º ano do ensino médio a partir de simulações educativas com método POE (prever, observar, explicar) em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). O estudo foi realizado em uma escola da rede estadual de Poço Verde/SE, utilizando-se assim, da abordagem qualitativa e estudo de caso. Os resultados demonstraram que a aplicação da UEPS, com o uso e manuseio das simulações e o método POE, aumentou o engajamento da turma e os envolveu em todo o processo de aprendizagem, motivando a realizar todas as etapas na busca do confronto de hipóteses. Podemos então concluir que a UEPS com uso de simulações com método POE sobre a primeira lei da termodinâmica, desenvolvida e aplicada durante esta pesquisa pode ser uma possibilidade para o ensino de física e elevar a aprendizagem significativa de conceitos da termodinâmica.