Banca de DEFESA: MATHEUS MATUCELI DOS SANTOS
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS MATUCELI DOS SANTOS
DATA: 22/04/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: A Influência da Argumentação Justificativa na Articulação de Saberes Experienciais Docentes
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação Justificativa; Saberes Experienciais: Ensino de Matemática.
PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação
RESUMO:
Durante nosso percurso estudantil, a lógica da resolução de problemas em matemática geralmente ocorreu pela reprodução fiel dos passos seguidos pelo professor. Complementado esse paradigma, apontamos como preponderantes as dificuldades dos professores de matemática, ao limitar sua prática em apenas um dos três tipos de saberes docentes, os saberes experienciais, geralmente servindo como uma imitação de práticas consagradas. Nesse contexto, nosso objetivo com o presente estudo é examinar as declarações docentes acerca da utilização da argumentação justificativa no ensino, tendo como pano de fundo a mobilização dos saberes experienciais. A fundamentação teórica em relação às categorias de argumentação, segue o entendimento de vários autores, especialmente, Balacheff (1988), Sales (2010) e Attie (2016) e o entendimento de saberes experienciais é explorado à luz da teoria de Benjamin (1994), Bondia (2002), Pimenta (1999) e Tardif (1991; 2006). Metodologicamente foi efetuada uma pesquisa de caráter qualitativo, por meio de uma abordagem exploratória, acrescida de uma etapa experimental. Os instrumentos para coleta de dados foram oficinas de argumentação justificativa, nas quais foram abordados conteúdos dos níveis de Ensino Fundamental e Médio, sob uma perspectiva que os fundamenta e entrevistas semiestruturadas. Mediante a análise dos dados e visando responder ao questionamento levantado, constatamos que a velocidade e o excesso de informações, a opinião discente, e a mobilização equivocada do primeiro nível dos saberes experienciais podem ser apontados como os principais obstáculos encontrados para utilização da argumentação justificativa no ensino.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Interno - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Externo ao Programa - 1528716 - MARTA ELID AMORIM MATEUS